DICAS DE ATIVIDADES CULTURAIS

TERÊ CULTURA ONLINE


                No último mês de Junho a Prefeitura Municipal de Teresópolis através de sua Secretaria de Cultura, lançou um edital convocando artistas da cidade a participar do concurso Festival Terê Cultura Online. Trabalhos de trinta artistas de várias áreas foram escolhidos e estes estão sendo exibidos desde o dia 04/julho e devem seguir até o dia 31/Julho no canal oficial da Prefeitura (https://www.facebook.com/PrefeituraTeresopolisOficial), conforme agenda da Secretaria de Cultura.

                Para minha surpresa meu nome estava incluído na lista dos trinta escolhidos. Digo surpresa, pois sou avesso a participar de editais cujo gerenciamento seja de órgãos públicos. Mas, por insistência e influência de alguns amigos, enviei a proposta de meu trabalho e fui um dos escolhidos. Bom isso.

                E no que consistia a minha proposta?

                A Exposição Caminhos de Blu Leka nasceu em 2016 mostrando telas concebidas por absoluta influencia do livro (Caminhos de Blu Leka) que estou escrevendo. Foram escritos até aqui cinco capítulos e estes me conduziram pelos caminhos da arte plástica. Aproximadamente 200 telas foram pintadas retratando paisagens de mundos por onde meu Anjo Azul (Blu Leka) se aventurou em missões de resgates ou simples viagens de visita aos universos. Porém, o que era para ser um Conto, me envolveu de tal forma que outros personagens foram criados e telas pintadas inspiradas nos mesmos.

                A Proposta aceita e escolhida pelos organizadores do Festival Terê Cultura Online consistia na mostra da Exposição Caminhos de Blu Leka através da exibição de dez vídeos divididos em tópicos contando a história dos Caminhos de Blu Leka. Telas, quadros e textos correspondentes a estas aventuras contêm estes vídeos.

                Os dois primeiros vídeos já foram ao ar e você poderá ver ou rever aqui nesta coluna. Porém os vídeos restantes serão divulgados pela Prefeitura no seu canal oficial, obedecendo a sua programação. Os vídeos também serão veiculados no Jornal Alecrim e nas redes sociais deste que vos escreve (https://linktr.ee/renatogalvao).

                Independentemente de qualquer ato político ou opinião política, o mais importante é saber e ter a certeza de que a arte caminha lado a lado com a civilização mundial e que a mesma pode e sempre consolou humanos em suas dificuldades. Estamos atravessando momentos difíceis e, nós artistas, temos a consciência do papel que desempenhamos na sociedade, seja ele civil ou pública.

                Agradecimentos a Prefeitura de Teresópolis e sua Secretaria Municipal de Cultura pela iniciativa. Que não fique só neste ato o incentivo aos artistas. Que atos como estes não sejam apenas por consequência de calamidades a ou b. Que seja uma constante e no ano inteiro, pois apoiar a arte é uma questão de sabedoria, inteligência e sensibilidade.

                A vida sem arte chama-se morte.

Video 01:  https://www.youtube.com/watch?v=G5cS08ZLaGg

Vídeo 02: https://www.youtube.com/watch?v=Akm2aMvR48A





Sou o que se pode chamar de escritor independente. Um homem que gosta de juntar letras, formar palavras e construir textos que tentam traduzir gestos, olhares ou sorrisos. Tenho quatro livros de poesias publicados, quatro antologias e alguns concursos vencidos. Sou coeditor do Jornal Alecrim voltado totalmente para cultura e artes. Além de poeta, sou escritor, artesão e artista plástico.








VOCÊ ENCONTRA DICAS DE ATIVIDADES CULTURAIS TODAS AS QUINTAS COM RENATO  GALVÃO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque do mês

CAPIM DOURADO - O OURO DO CERRADO

Originário do Cerrado, uma verdadeira preciosidade, que são os fios dourados da sempre-viva que brota em campos do Mato Grosso, Mato Grosso ...

Preferidas do Público