FESTIVAL TERÊ CULTURA ON LINE - RENATA MONTEIRO

Nascida em Niterói (RJ), Renata Monteiro morou muitos anos na capital e em 2018 mudou-se para Teresópolis em busca de melhor qualidade de vida. Nesse mesmo ano, iniciou curso livre de teatro na Casa de Cultura Adolpho Bloch e se apaixonou pelas Artes Cênicas. Desde então, fez diversas apresentações teatrais, participou de eventos culturais importantes na cidade, como o Poeterê, a Festa do Chocolate e o Desfile de Natal de 2019. No final de 2019 teve sua primeira experiência com a narração de histórias e acredita que nesse trabalho encontrou a união entre a sua graduação em Psicologia e a Arte. No ano de 2020, criou então o projeto de contação de histórias RECONTANDO, inicialmente com foco online, voltado a contar boas histórias às pessoas nesse momento desafiador pelo qual o mundo está passando. Hoje pensa em ampliar o projeto e, assim que possível, transforma-lo também em espetáculo presencial.

Renata tem investido em seu canal de contação de histórias no YouTube, principalmente neste ano de 2020, realizando diversos cursos nesta área.

Seu foco hoje é a narração de histórias das tradições orais (Brasil e mundo): contos tradicionais indígenas, causos populares, lendas africanas, fábulas, histórias de príncipes e princesas, parábolas orientais e muitas histórias que nossos avós contavam; histórias essas que se mantiveram vivas ao longo dos anos pela oralidade.

Renata levou o seu projeto “RECONTANDO EM TERÊ” para o FESTIVAL TERÊ CULTURA ON LINE, um edital publico promovido pela Prefeitura Municipal de Teresópolis através da Secretaria de Cultura, onde 30 artistas foram escolhidos. Dos 30 artistas escolhidos, Renata Monteiro, estava presente. Que bom que isso tenha acontecido, pois assim a cidade de Teresópolis teve o prazer de ver e ouvir suas histórias, reconhecer seu talento e aplaudir esta talentosa Contadora de Histórias.

No Festival, Renata narrou sete histórias de diferentes culturas, disponíveis hoje na página da Prefeitura de Teresópolis no Facebook e no canal do RECONTANDO no YouTube.

Além de diversão e entretenimento, Renata busca também, através das histórias, proporcionar ao ouvinte um novo olhar sobre si mesmo, sobre o outro e sobre o mundo, ampliando sua visão. Seu trabalho incentiva autoconhecimento e auto desenvolvimento, preservação da memória tradicional, educação, cultura e estímulo à leitura.

Parabéns Renata Monteiro!

Visite seu canal, inscreva-se, curta e deixe seu comentário.
https://www.youtube.com/channel/UC9x_Agbe1Y7T3gTi5gsKgCA

 

Incentive a arte e os artistas de nossa cidade.

E como sempre digo: A vida sem arte é morte.  

 


Por.

Renato Galvão 
Artista Plástico, escritor e "dublê de Colunista"

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque do mês

CAPIM DOURADO - O OURO DO CERRADO

Originário do Cerrado, uma verdadeira preciosidade, que são os fios dourados da sempre-viva que brota em campos do Mato Grosso, Mato Grosso ...

Preferidas do Público