FESTIVAL TERÊ CULTURA ONLINE - CLÁUDIA COELHO


    Dando sequência ao FESTIVAL TERÊ CULTURA ONLINE, onde pretendo informar a vocês sobre os artistas que participaram deste evento cultural promovido pela Prefeitura Municipal de Teresópolis em conjunto com a sua Secretária de Cultura através de edital, realizado no decorrer do último mês julho, onde 30 artistas foram escolhidos após apresentaram suas propostas culturais e logo em seguida seus respectivos trabalhos. Hoje falarei um pouco de uma Professora de Língua Portuguesa, atriz, apresentadora do programa Encontro das Artes na TV Teresópolis, membro da Academia Teresopolitana de Letras (ATL), escritora com seis títulos publicados, coordenadora do Projeto Cultural Encontro das Artes, idealizadora e editora do Jornal Alecrim. Uma incrível personalidade que muito tem feito pela arte, cultura e artistas de Teresópolis. Através de sua coluna no Jornal A Notícia e no Jornal Alecrim, podemos constatar o quanto tem trabalhado em prol de nossa cultura e de nossos artistas. Eu sou uma das tantas testemunhas que tem acompanhado seu trabalho incansável e sem nenhuma remuneração para elevar e destacar a cultura teresopolitana no Estado do Rio de Janeiro e no nosso Brasil. 

O programa Encontro das Artes promove entrevista com artistas, informando ao publico sobre os mesmos e suas artes. E para participar deste programa, qualquer artista só precisa disponibilizar-se e contatar a apresentadora. Inúmeros eventos promovidos ou não pelo Projeto Cultural Encontro das Artes, são cobertos e divulgados pelo programa, assim como pelo Jornal Alecrim e suas redes sociais. 

Talvez vocês já tenham atinado de quem estou falando, mas, se ainda assim e apesar do exposto acima, vocês não descobriram, sito a vocês o nome de CLÁUDIA COELHO DE MENESES.

E agora vou falar sobre seu trabalho apresentado no Festival Terê Cultura Online voltado para crianças, pois esta é uma grande virtude desta artista, ser Contadora de Histórias e ter  publicado livros para a exigente população infanto-juvenil. Vide Niara e Potiara entre outros.

Cláudia compôs e enviou ao Festival vídeos contando histórias sobre a indiazinha POTIARA, outro sobre a história poética intitulada SINFONIA DE BOM DIA e sobre a boneca ABAYOMI que fala das mães negras que rasgavam suas vestes para confeccionarem bonecas para crianças brincarem amenizando a tensão e o medo daqueles que eram transportados em navios negreiros da África para o Brasil no meio do Oceano Atlântico na abominável condição de escravos. Além dos vídeos contando estas histórias, Cláudia compôs outros tantos vídeos ensinando como fazer bonecos ou bonecas que ilustram tais histórias. Infelizmente o vídeo da boneca ABAYOMI não foi ao ar no Festival por motivos de tempo ou falha técnica ou sei lá o quê.

Em todos os eventos ou feiras artesanais promovidas pelo Projeto Cultural Encontro das Artes, a boneca ABAYOMI tem feito muito sucesso, principalmente quando Cláudia conta a história como ninguém sabe contar. Caracterizando assim sua vocação de Contadora de Histórias.

Se eu fosse descrever tudo que esta personalidade artística fez e faz pela cultura de nossa cidade, certamente uma só coluna de nosso jornal não seria o suficiente. Sei de sua luta, de sua garra e de suas metas. Sei do quanto se entrega e estuda para melhorar, para colocar nossa cultura e nossos artistas no lugar que sempre merecemos estar. Posso dizer sem medo de errar que Cláudia já fez conhecer e destacar muitos artistas com suas ações, metas e projetos em nossa cidade.

Então, com essas poucas palavras, tento mostrar-lhes a grandiosidade e o brilho de uma pessoal voltada exclusivamente para arte, pela arte e pelos artistas. Assim é...






Cláudia Coelho de Meneses

Uma grande personalidade artística.


Porque...   A vida sem arte chama-se morte.


Renato Galvão

Escritor, Artista Plástico e Poeta


PS: Estou contatando artistas que fizerem parte do Festival Terê Cultura On line. Caso você seja um deles, entre em contato comigo e conte-me sua história e fale-me sobre o trabalho que apresentastes no Festival. Colocaremos você nessa coluna, no Jornal Alecrim e nas redes ligadas aos mesmos.

Contato:21 983526842 (WhatsApp) ou linktr.ee/renatogalvao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque do mês

CAPIM DOURADO - O OURO DO CERRADO

Originário do Cerrado, uma verdadeira preciosidade, que são os fios dourados da sempre-viva que brota em campos do Mato Grosso, Mato Grosso ...

Preferidas do Público