ROCHA MAIA - SINÔNIMO DE GRANDES ARTISTAS

                                                                                                                

 

LUIZ ROBERTO DA ROCHA MAIA

Artista Plástico Autodidata, um dos mais importantes na categoria NAIF, Rocha Maia nasceu em 1947. Iniciou sua formação superior em Administração numa das primeiras turmas da FESO em Teresópolis/RJ, algo que fez com muito orgulho. Porém, ao se transferir para Brasília, Rocha Maia, concluiu sua formação na Fundação Getúlio Vargas. Trabalhou por longos 30 anos numa empresa governamental brasileira, criando uma galeria cultural, onde foi seu editor. Inaugurou projeto de concurso de arte para crianças e jovens, denominado “Brincando com a Arte”, que hoje alcançou sua 9ª edição.                                                                   
Tem organizado diversos workshops de criatividade, no âmbito dos programas de endomarketing e qualidade de vida das empresas. Ex-consultor de negócios,  ministrou cursos de Administração de Empresas. No seu atelier, Rocha Maia, desenvolve projetos de apoio e promoção a jovens artistas.                                                                                               

 

Membro da Academia Brasileira de Belas Artes /Rio de Janeiro. Artista profissional registrado na União Nacional de Artistas Plásticos e no Comitê AIAP-UNESCO. Membro Honorário da Sociedade Valparaisense de Artista Plásticos - Valparaíso - GO. Foi membro da Cooperativa de Atividades ARVORE - Porto - Portugal; da Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa - Portugal. Fundador da Associação de Artistas Visuais Candanga - Brasília / DF. Membro da ALEART Região dos Lagos. Participou de mais de 150 exposições e feiras de arte nacionais e internacionais. Recebeu mais de 60 prêmios nacionais e internacionais. Citado em diversos catálogos e sites de artes plásticas. Possui obras expostas no Brasil e no exterior. Presente em acervos de museus de arte NAIF, coleções particulares e institucionais no Brasil e no exterior.


Recebeu o principal prêmio na Bienal NAIFs do Brasil em 2006, em Piracicaba / SP. Em 2010, publicou o livro "Ingenuidade Consciente" comemorativo ao cinquentenário de Brasília.  Foi o artista convidado e presidente do júri da Exposição de Arte Ambiental FIEMA, em Bento Gonçalves / RS em 2012. Único artista brasileiro selecionado para o Marché De L'Art, em Saint-Germain-en-Laye, Paris / FrançaAtelier-Piece-Unique, também em 2012. Participação em 2014 e 2015 na exposição internacional de Pintura Naïve no Casino Estoril, Portugal. Participou de várias exposições coletivas e individuais de arte entre 2016 e 2018 com foco especial na 11ª Bienal Internacional de Artes Naïve e Singular, França (Saint-Junien, Rochechouart e Saint-Brice-sur-Vienne). Prêmio de Aquisição no 27º Salão da Primavera - SOARTE, Teresópolis/RJ em 2019.

Foi premiado duas vezes com Medalha de Ouro, aquisição, nos Salões de Artes de São José do Rio Preto em São Paulo. Selecionado para a edição de 2020 do 12º Salão Internacional de Artes Naïve e Singular, França, porém, por força da Pandemia,  ficou impossibilitado de participar.                                                                                                              

Rocha Maia divulga a sua pintura como meio de comunicação e educação popular além de melhorar a qualidade de vida no mundo. Sua inspiração e tema de suas obras é a vida brasileira, como o próprio diz preferir. O Artista denominou seu Ateliê como o sugestivo nome de  "Golden Light"(Luz Dourada) que está sempre aberto, graciosamente, ao público de um modo geral. Levando a consciência e intensificando a importância da arte na formação de um indivíduo.  




                                                                             

                                                                                                                                                                  










Links:                                            

Exposição e venda de Obras do Artista: https://www.deslumbrart.com/

Galeria de Arte: https://www.newbarbizonartgallery.com/luiz-roberto-rocha-maia-personal-art-gallery

Entrevista: https://www.youtube.com/watch?v=Wm40YRmiHtE&feature=youtu.be

Contato: rochamaia@hotmail.com


Fontes: Rocha Maia e Deslumbrart.com

Adaptação de texto e pesquisas:

Renato Galvão

Artista Plástico, escritor e poeta



                                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque do mês

OUMUAMUA - UM MENSAGEIRO QUE VEIO DE LONGE

Crédito da imagem European Southern Observatory  M. Kornmesse Oumuamua foi o nome dado a um objeto interestelar descoberto vagando pelo noss...

Preferidas do Público