CRIS ÁVILA - Inquieta e talentosa escritora

Cristina Ávila de Melo é natural do Rio de Janeiro e conhecida, internacionalmente, como Cris Ávila, seu nome artístico. Funcionária Pública, pós-graduada em Tecnologias Educacionais. Extremamente inquieta e “...tudo é motivo para escorregar da mente e transcrever, poeticamente, com a ponta dos dedos...”, como ela mesma costuma dizer.

Em 2018, publicou seu primeiro livro que chegou trazendo delícias poéticas com um título sugestivo que nos inspirava a devorar seu conteúdo e acreditar que também podemos ser um poema em nossas vidas.

Você é Poema – Delícias do Cotidiano. Este livro nos traz poemas e textos escrito a partir de inspirações vivenciadas ou sugeridas pela escritora, poeticamente esmiuçados em seus detalhes. Não segue padrões ou regras de poemas tradicionais, possui sua própria identidade, fazendo com que, cada poema seja único, passeando por ideias de paixões. Segundo a autora, o objetivo desta obra é mexer com o interior de cada leitor,

permitindo-lhe sentir-se parte integrante do contexto, principalmente, quando mergulha nas palavras que compõem os textos. Misturando textos agradáveis para a leitura retratando as Delícias do Cotidiano de uma vida simples sem abandonar cenários exóticos.

Já em 2019, foi lançada na Bienal do Livro do Rio, a Antologia “Palavreiras 2019”, e também o seu segundo livro solo, considerado pela crítica de muito bom gosto e de belas poesias cotidianas:

Temperos Poéticos é um livro carregado de poemas que aguçam mentes e chama a atenção para os grandes temas que envolvem a vida. Tais como, o amor, a paixão, a decepção, a sedução e todos os sentimentos conflitantes que vivemos no dia a dia. Os textos registrados neste livro, misturam-se a outros de contextos diários que permitem recriar cenas e transformá-las em palavras que, muitas vezes, não são ditas, mas, que vibram anonimamente nas reflexões e fantasias cotidianas. Algo dito por alguém destemido, imbuído de coragem que tem o prazer de escrever ou ler. Porque todos nós temos vontade de nos expressarmos, porém, falta-nos, às vezes, coragem para fazê-lo.


Cris Ávila participa e promove vários projetos voltados para o engrandecimento da Cultura Carioca e Brasileira. No próximo mês de dezembro de 2020, serão lançados projetos culturais envolvendo literatura, cujo os mesmos, contarão com a presença poética da escritora. Antologias: “Alma de Poeta”; “Experiências de Escrevivências” – Poesias que nasceram na pandemia - COLEI UERJ (Coletivo de Estudos e Pesquisas sobre Infâncias e Educação Infantil da Universidade do Estado do Rio de Janeiro) e “Reverdecer”. Para julho de 2021 já está previsto o lançamento na FLIP em Paraty/RJ do projeto “Se tens um dom, seja!”.

 




Voluntária no Projeto “Histórias por Telefone” da SEC/EC/RJ (Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa), Cris Ávila tem participação exemplar que a levaram receber elogios de críticos, participantes e público.


Idealizou e pôs em prática os projetos: “Conversa de Versos”, transmitido via lives no Instagram. Um projeto que apresenta entrevistas com artistas. Para este projeto, Cris Ávila buscou a parceria do poeta Pedro Garrido. Outro projeto idealizado pela escritora, é o  e “Dando Vozes”, que trouxe ao conhecimento do público diversos fazedores de artes que dão “vozes” aos seus conteúdos artísticos. Você poderá acompanhar este projeto diretamente no canal instagram.com/dandovozes.

A inquieta escritora, assina a coluna “Pausa para poesia” no jornal de bairro Nosso Bairro Jacarepaguá e também é colunista no jornal Vai Paraty da cidade de Paraty no RJ. É vencedora no edital “Cultura Presente nas Redes” patrocinado pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro com o “Projeto Poesia, um presente” que ainda está rolando no canal “CRIS ÁVILA ESCRITORA” no youtube.

Você pensa que acabou aqui? Você não conhece Crís Ávila...


Cris tem participações em várias feiras literárias, como:

FLIR (Feira Literária de Resende), FLIVA (Feira Literária de Valença), FLIPA (Feira Literária de Paracambi), FLIPORTELA (Feira Literária da Portela), FLISG 2020 (Festival Literário de São Gonçalo), FISG (Feira Integrada de São Gonçalo), FLINIT online 2020 (Feira Literária de Niterói), SEVAI (Semana Virtual de Autores Independentes).  

E tem mais...

A Revista LiteraLivre publicou um de seus textos intitulado “Isolamento” (ISSN2595 -363X - vol. 04, nº 23).

 

Foi agraciada MEMBRO DA ACADEMIA INTERNACIONAL DE LITERATURA BRASILEIRA, registrada sob o nº 0092. Organizou a Antologia Angola/Brasil que em breve será lançada.

 

 

 

Bem, minha gente... Vocês querem saber mais sobre esta talentosa escritora? Você que adquirir um de seus livros? Então, entre em contato. Vocês irão adorar. 

 Páginas:

https://www.facebook.com/crisavilaescritora/

https://www.instagram.com/crisavilaescritora/

 

Entrevista ao  Programa Encontro das Artes, confira:

https://www.youtube.com/watch?v=Fdckj6gKk5g&feature=youtu.be&fbclid=IwAR0AFT5NyiazDjWm4EHF7-HFAB8l-kXM6P7uaAJndPalRK-jCuUr06H0-vw

Fonte e Fotos: Cris Ávila

Adaptação e Diagramação Textual:

Renato Galvão

Artista Plástico

Escritor e Poeta

Editor e Colunista


13 comentários:

  1. Gratidão pela matéria, escritor e colunista Renato Galvão. Esse espaço dá voz aos artistas. Ansiisa para ver as demais.

    ResponderExcluir
  2. Maravilha, bom demais conhecer um pouco mas sobre você Cris . Parabéns

    ResponderExcluir
  3. Incrível! Nunca soube desse lado! Ainda sem saber, já a tinha como modelo a seguir. PARABÉNS POR ESTE GRANDE FEITO, CRIS.

    ResponderExcluir
  4. Cris Ávila, além de talentosa na escrita, é também uma excelente entrevistadora. Seu canal no You Tube possibilita uma ampla visibilidade a voz e escrita de muitos autores e cantores. Bom demais te ver aqui Cris.

    ResponderExcluir
  5. Maravilha o trabalho do Renato Galvão e do Jornal Alecrim. Um espaço e uma visibilidade impar ao trabalho de muitos autores.

    ResponderExcluir
  6. Amei a entrevista! Me deu a oportunidade de saber mais sobre essa autora tão talentosa.

    ResponderExcluir
  7. Que maravilha de entrevista Cris muito bom saber mais sobre você. Parabéns pelo trabalho lindo

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo trabalho, Cris! Que maravilha te conhecer 🥰

    ResponderExcluir

Destaque do mês

ZACHARIA SITCHIN - Escritor, Historiador e Pesquisador

Há escritores que por sua incessante busca da verdade e por não aceitar as “verdades” que nos impõem, transformam-se em grandes pesquisadore...

Preferidas do Público