Renata Strino – Talento e sensibilidade


Nascida em 08 de fevereiro de 1993, a carioca Renata de Castro Strino, publicou seu primeiro texto em 2017. Na época o conto intitulado “BREVEMENTE” adicionado a antologia sob o título “DA SUBSTÂNCIA DOS SONHOS E OUTRAS PERIFERIAS (Organizador e Editor Tiago Novaes, 1ª Edição), juntamente com outros escritores oriundo do curso de escrita criativa que Renata Strino (nome artístico) frequentou.
     Uma pausa de três anos e sobre isso, declarou a escritora: ...” Por alguns anos... me afastei da arte e adoeci muitas vezes...”.

Renata Strino é uma escritora de “mãos férteis”, haja visto que, aos 27 anos, entrando na reta final para se formar em psicologia, tendo sempre a arte como sua companheira e sentindo falta de colocar seus textos no papel, ela desabafa:” ... escrevo desde que me lembro, e por muitos anos acumulei histórias, letras de músicas, quadrinhos…” e “... Não é possível uma artista afastar-se da arte e sair ilesa...”. Sendo assim, Renata Strino, toma a decisão certa “...Depois de muito deixá-la de lado, ela começou a me chamar e resistir ficava cada vez mais difícil...”. Sabendo que a arte era de suma importância para sua vida, ela se rende e “... Até que finalmente me entreguei às poesias e nunca mais as deixei...”. Porém, a escritora, tinha algum receio de mostrar sua obra e não se “atrevia a torná-las públicas...”. Enquanto o tempo passava “... arrisquei também escrever um romance, contos e muitos, muitos rascunhos de ideias...”. E como descrever esta escritora tão sensível?  Ela responde com a fragilidade de uma “... borboleta que rompe o casulo e voa, tão livre. Como o desabrochar da rosa, mesmo quando não é primavera. Como o sol, imponente, muda a cor do céu quando nasce. Como se descrever quando se tem arte na alma?...”.


Mas, é preciso viver e o artista precisa criar...

Em 2020, Renata Strino, decidi publicar suas poesias e cria no Instagram um projeto exclusivo para mostrar sua arte que ela o chamou “Se a poesia flor semente” (@seapoesiaflorsemente).

A ideia do projeto surgiu no mês março e Renata tratou de juntar material e mais e mais poesias. Assim, no dia 23 de abril a escritora fez a primeira publicação de uma de suas poesias no seu perfil no instaram. A escolha do dia 23 de abril foi importante, pois neste mesmo dia comemora-se o Dia Mundial do Livro, instituído pela Unesco.

Renata submeteu seus textos a um processo seletivo de uma grande editora e só obterá respostas no mês de janeiro do próximo ano. Porém, a autora, está decidida a publicar seu livro independentemente (por conta própria) caso não seja selecionada neste processo. Quanto a isso já tem projeto definido. Será no primeiro semestre e terá somente suas poesias. Por outro lado, Renata Strino, vem idealizando um segundo projeto onde pretende lançar livros com outros gêneros literários, serão romances, contos e até livros infantis. 

Acredito que os amantes da literatura já estão ansiosos para ter em mãos, as futuras pérolas lançadas por Renata Strino. Mas, por enquanto, os leitores poderão ler poesias e outros textos lá no perfil da escritora no instaram.


Sinopse do conto “BREVEMENTE”:

...Foi num fim de tarde um tanto nebuloso que Luísa esbarrou nele, sem querer... Assim começa a reviravolta na história de Luísa. Uma mulher com seus quarenta e poucos anos que desistiu do sonho de cursar belas artes e se acomodou. Numa tarde comum, no entanto, esbarra com alguém que sacode sua vida. “BREVEMENTE” é um conto romântico leve e rápido de ler, nos mostrando que a vida é feita de momentos breves e únicos, como um encontro inesperado, capazes de transformar completamente o curso de nossas vidas. E sempre é tempo de recomeçar...

“Descobrira que a vida era feita de momentos breves e que acomodar-se era negar estes momentos e esperar a morte. Não queria esperar a morte. Queria viver, mas não somente. Queria deixar sua marca na vida, como o amor deixara nela, certo dia, com um esbarrão, brevemente. Eternamente.”


 



Contato:  @seapoesiaflorsemente

Link para adquirir a Antologia:

https://www.amazon.com.br/substância-dos-sonhos-outras-periferias-ebook/dp/B07B3PPPCN

Vídeos, lives, Saraus e bate papos literários:

Vídeo da poesia “Dá”:https://youtu.be/YqFobftV0ik

Vídeo feito para o Concurso Cultural Tâmara - Poemas para Depois do Amanhã:

https://youtu.be/Ue-TrTS1ReE

Live com a escritora Cris Ávila:

https://www.instagram.com/tv/CHGXz4-JMrx/?igshid=1065g5hgz0xkf

Bate papo com Gle Braga, do perfil literário @leiturasesonhos:

https://www.instagram.com/tv/CH1IyFznSv8/?igshid=1s72zj5b15bgu

Participação no @sarau_cósmico (do minuto 61 ao 141):

https://www.instagram.com/tv/CH1rUGSH9Rv/?igshid=2vifjaamwt9q

 

 

Fontes e Fotos: Renata Strino

 

 


Edição, Designer Gráfico e CopyDesk

Renato Galvão

Escritor, poeta e artista plástico.

No Jornal Alecrim assina três colunas;

Dicas de Atividades Culturais, Giro Pelo Mundo

e Histórias de Superação.

2 comentários:

  1. Bela descrição desse anjo chamado Renata Strino. Parabéns pela bela matéria, Renato Galvão, sempre dando um toque de profissionalismo aos processos literários dos artistas.

    ResponderExcluir
  2. Bela descrição desse anjo chamado Renata Strino. Parabéns pela bela matéria, Renato Galvão, sempre dando um toque de profissionalismo aos processos literários dos artistas.

    ResponderExcluir

Destaque do mês

1º LIVRO DO ANO - RESENHA CREPÚSCULO - DESAFIO DE RELEITURA - PARTE 2

 RESENHANDO CREPÚSCULO   DESAFIO DE RELEITURA by Cláudia Coelho @claudiacoelhoautora      Em novembro de 2021 a adaptação cinematográfica de...

Preferidas do Público