ANA MENDES, uma Escritora entre Portugal e Suiça

Ana Mendes - Escritora

Ana Mendes, é luso- angolana, hélveta. Vive entre Portugal e a Suiça. Ela iniciou a escrita com contos infantis para os seus filhos unicamente. Posteriormente em 2018, lançou um livro infanto-juvenil narrando a história de seus avôs maternos, onde duas culturas se encontraram e deram nascença a sua mãe, uma tia e finalmente a ela e seus filhos, intitulado “A ROSINHA E O CARDO SELVAGEM”, editado de forma bilingue(francês e português).

Um outro livro na categoria adulto e género romance policial, que trata de adopções ilegais , na Europa. História verídica e sensível da deriva de uma família e seus descendentes. Entre segredos e vinganças, investigações e surpresas. LES SECRETS DE SANSENSE, unicamente em francês.

Nossa querida Escritora, ama viajar entre contos, crónicas, prosa poética e algumas poesias com a sua escrita, para deixar fluir várias emoções no esvoaçar das palavras. É coautora em mais de 40 Antologias e Coletâneas, na Suiça, França, Itália, Bélgica, Portugal e Brasil.

Sua vida acadêmica é bem movimentada, pois é integrante de várias academias e associações, a saber:

Academia de Letras e Artes Luso Suiça, Suiça (ALALS), Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, Brasil (ALSPA), Academia Internacional das Mulheres das Letras, Brasil (AIML), Academia de Belas Artes do Rio Grande do Sul, Brasil (ABARS), Associação Internacional de Escritores e Artistas, Brasil (LITERARTE), Núcleo Acadêmico Italiano de Ciências Letras e Artes, Itália (NAISLA) e Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal, Portugal (NALAP).

Ana Mendes é membro e escritora correspondente da AIL O Scriptorium, Brasil; (AILOS),  Jornal de Mágico de Oz, Brasil e Núcleo Académico de Letras e Artes de Portugal ( Nalap).

Em 2020 foi premiada com o Primeiro Lugar em concursos virtuais pela Federação das Academia de Letras e Artes do Estado do Rio de Janeiro (FALARJ); Entidade que também a premiou com o primeiro lugar na categoria Conto e Cronica, no mesmo ano.

Ainda em 2020, A Escritora Ana Mendes, seria agraciada novamente em primeiro lugar pela Associação de Jornalistas e Escritores do Brasil (AJEB), também nas categorias Conto e Crônica

Seguindo o ano de 2020, recebeu Menção Honrosa pela Rede Sem Fronteiras na categoria poesia e Prêmio à Qualidade pela LITERARTE, ALSPA, ABARS E JORNAL MÁGICO DE OZ pela sua contribuição à Cultura Lusófona.

Suas preferencias literárias, na qual busca inspiração, é composta por grandes nomes da literatura mundial. Nomes como Luís Vaz de Camões, Miguel Torga, José Saramago, Jorge Amado, Paulo Coelho, José Rodrigues dos Santos, Musso, Florbela Espanca, Agustina Bessa-Luís, Agatha Christie, Maria Archer e Sofia de Melo Breyner, figuram em sua lista de leitora.


Fonte: Ana Mendes



Comentários