Sidelia Campos Xavier: Inspiração e Serenidade

Sidelia C Xavier - Escritora e Poetisa


Sidelia Campos Xavier, escritora e poetisa, nasceu na cidade do Rio de Janeiro onde mora até hoje. É uma grande admiradora das belezas naturais de sua cidade. Professora de Português/literatura, diplomada pela extinta UEG (Universidade do Estado da Guanabara), atual UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro). Aposentada na atualidade, exerceu esta profissão por mais de vinte anos lotada na Secretaria Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro.

 

 

Autora de duas obras: A menina que queria comer nuvem e O silêncio vivo da palavra. O livro intitulado "A MENINA QUE QUERIA COMER NUVEM" foi publicado em 2018 pela editora Superlivros. Um livro que aborda de uma forma lúdica e educativa a história de uma menininha obesa que imaginava que, comendo a nuvem, iria ficar levinha. Este tema remete-nos aos problemas de reeducação alimentar das crianças. 

 

 

 

Em 2020 pela Editora Leia-Livros, Sidelia publicou um livro contendo seus poemas intitulado “O Silêncio Vivo da Palavra”. O livro traz um conteúdo que, através de seus poemas, desenvolve duas vertentes temáticas: o plurissignificado existencial e poético do silêncio e a exaltação da natureza, em
sua essência.




Inspiração e curiosidades

A ideia de escrever “A menina que queria comer nuvem” surgiu-lhe apenas com a frase que mais tarde, se tornaria o título do livro. A autora estava dentro de um ônibus quando, em sua mente, tudo começou. Ao chegar em casa, imediatamente começou a escrever e em apenas algumas horas, já tinha em suas mãos, o manuscrito escrito do início ao fim.

Quanto ao livro “O silêncio vivo da palavra”, a Autora declara que sua inspiração para escrevê-lo veio do “... amor ao silêncio com todo o seu significado existencial, assim como o amor à natureza...”. E acrescenta: “Muitas vezes, a poesia funcionou como uma terapia para o enfrentamento das adversidades da vida”. A escritora acredita na inspiração como fonte geradora de poesia e também na missão do poeta para elevar e enlevar a alma do leitor.

Antologias

A Poetisa participou de várias antologias, a saber: Poemas & Poetas VII, Editora Litteris. Coletânea de Poemas dos profissionais da Secretaria Municipal de Educação. Concurso de Trova e Poesia Roquette Pinto, Editora do Poeta. Com dois contos de suspense foi selecionada para participar da Antologia Pavor & Cia organizada pela Editora Leia-Livros, no prelo.

Poemas ...




Evento Castelo da Poesia


Sidelia Campos Xavier não é apenas uma escritora e poetisa, ela sempre esteve presente na área de artes plásticas e em breve produzirá telas que vão encantar os olhos daqueles que admiram um belo quadro. Seus desenhos são de uma beleza colorida sem igual, produto de sua sensibilidade e inspiração. Transformar seus desenhos em telas é o próximo passo artístico desta que, certamente, se transformará em uma multi-artista. 


 

Recentemente, SIDELIA CAMPOS XAVIER inscreveu-se na COLETÂNEA PALAVRA EM AÇÃO promovida e organizada pelo JORNAL E EDITORA ALECRIM, decorando a referida Coletânea com dois lindos textos poéticos intitulados “VERTE SILÊNCIO!” e “AS DORES DO MUNDO”. E se você quiser fazer parte desta Coletânea, juntamente com nossa Escritora e outros tantos nomes de escritores (as), poetas e poetisas, inscreva-se e venha brilhar com todos nós. Edital e Formulário, acesse: http://drive.socialshare.top/ynzzirva ou envie mensagem para jornal.alecrim@gmail.com



Fonte: Sidelia Campos Xavier

Contatos:

Telefone: 21 988991948 - 21 35186357

Redes Sociais:

Instagram: @sideliacamposxavier

Facebook: @sidelia.xaviercarvalho

Onde encontrar seus livros:

Editora Leia Livros: https://leia-livros.com


COLETÂNEA PALAVRA EM AÇÃO

Edital e Formulário, acesse:

http://drive.socialshare.top/ynzzirva

ou envie mensagem para:

jornal.alecrim@gmail.com


Comentários

Postar um comentário