Pular para o conteúdo principal

TURISMO - FONTE JUDITH


FONTE JUDITH



Fonte Judith Teresópolis
foto de Gustavo Lucena




    Na semana passada, soubemos um pouquinho a respeito do Dedo de Deus, que é um monumento natural de grande importância, principalmente para Teresópolis, pois não tem como falar da cidade e não lembrá-lo. 
    Hoje vamos entrar mais na cidade, e parar na Fonte Judith. Uma fonte natural de água fresca, que é um ponto turístico pitoresco da cidade e, traz consigo a história de ter água terapêutica.

    Nos conta a história, que em 1920, pelas mãos do pedreiro Manoel Guedes da Costa, a fonte teve sua primeira  fachada de estrutura colonial em alvenaria, mais tarde passando por mais duas revitalizações, sendo a última, a que conhecemos em 1967, preservou-se a característica colonial, mas foi quando ganhou os faunos, de onde brotam, nas suas cinco saídas, água pura, fresca e cristalina. Nesta revitalização também ganhou  o revestimento em azulejos portugueses de Jorge Colaço, e duas trovas na sua fronte em homenagem ao monumento, uma do trovador  Manoel de Araújo Peres e outra da trovadora Ilda Correia Leite, respectivamente:

"Bendita fonte a correr!
Numa sagrada missão, 
a todos dar de beber
na concha de cada mão."

"São dois destinos irmãos:
o da fonte e o do altar.
Quem vai beber junta as mãos,
 junta as mãos quem vai rezar..."

 
    A história da fonte e que a cerca das alusões de águas curativas, tiveram origem no seguinte: Em meados de 1919, um bem sucedido empresário do ramo de armarinho, Luís de Oliveira, que tinha seu estabelecimento comercial na capital e, possuía em Teresópolis, no bairro do Alto, uma casa de veraneio onde passava os momentos de lazer com a família.
    Em determinado momento, teve sua filha Judith acometida de problema de saúde gástrico ao qual peregrinou por diversos médicos especialistas na capital, sem sucesso, e por isso, resolveu trazê-la ao aprazível clima da serra, pois este, poderia fazer bem a menina. A filha, em Teresópolis,  passou a beber diariamente a água fresca de uma nascente que brotava próximo à propriedade da família, e sentiu suas dores se amenizarem até a total cura do mal que sofria. 
    Por sua vez seu pai, procurou adquirir a fonte milagrosa, quando foi feita a primeira obra em alvenaria já citada, e  deu o nome de sua filha curada e assim é conhecida até os dias atuais.
    Após algum tempo, por motivo de falência do seu negócio, Luís se viu compelido a vender sua propriedade na cidade de Teresa e junto dela, a sua fonte Judith, solicitando ao comprador que a mantivesse e, com o nome que lhe havia dado. 
    A Fonte ainda assim pelas mãos dos seus proprietários posteriores não sucumbiu à especulação imobiliária tendo sido doada a municipalidade. 
    A fonte traz seu nome até os dias de hoje e muitos que não conhecem a história, acreditam que o nome da fonte seria uma alusão e homenagem à Judith bíblica o que acabamos de descobrir que não é a verdade.
     Não deixe de visitar a Fonte Judith em Teresópolis e ver pessoalmente este ponto turístico, provar de sua água fresca e quem sabe obter os efeitos curativos que fizeram daquela simples nascente a fonte Judith...





Fotografia e pesquisa: Gustavo Lucena







Gustavo Lucena de Melo é um escritor fluminense, nascido em Niterói, criado entre o subúrbio carioca e a serra teresopolitana. E reside desde sua tenra idade na cidade que lhe tomou o coração a cidade de Teresa, como também é conhecida.

Em Teresópolis Gustavo se criou e por influência, principalmente da mãe e do padrasto, se descobriu um consumidor de livros. E por esse amor a literatura, redescobriu seu lado poeta. Coordena o GT (grupo de trabalho) do Fórum de cultura de Teresópolis "Palavra em ação", possui uma obra publicada, de grande importância para a cidade, por se tratar de um momento crítico recente pelo qual a cidade passou:  "Vida sob escombros", é integrante do grupo de artistas idealizadores, criadores e mantenedores do "Jornal Alecrim" onde vem fazendo, periodicamente, o seu editorial.

GUSTAVO LUCENA, comanda a coluna TURISMO E NATUREZA, e a coluna POESIAS E CRÔNICAS, nos DOMINGOS e SEGUNDAS respectivamente.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECEITA DA SEMANA - PUDIM

 OBA!!!! Eu amo doces... então esta semana trouxe uma delícia para a sobremesa! Pudim!!! VOCÊ SABIA? O Pudim veio de Portugal, surgindo no século XVI em conventos portugueses. Naquela época não existia o leite condensado, então usava-se o leite comum, ovos, farinha, açúcar e favas de baunilha! Os brasileiros amaram o doce, e não era para menos, fomos colonizados pelos portugueses, então, muitas iguarias acabaram por fazer parte da culinária brasileira.   O Pudim recebeu esse nome por sua consistência  cremosa e doce e devido a sua  cor. Essa receita era muito apreciada por todos e com o tempo as receitas foram evoluindo e com o surgimento do leite condensado veio a ideia de acrescentar essa novidade doce na receita tradicional.   O pudim não é mais o mesmo, ganhou um sabor bem mais adocicado que o primeiro feito em Portugal. Hoje, você encontra pudim de tudo quanto sabor, enfim, o pudim se revolucionou e ganhou versões e não param de conquistar nosso paladar!    INGREDIENTES:

Natal com Jornal e Editora Alecrim! Com Sheila Stiller

  Vamos celebrar o Natal com positividade e muito amor! Convidamos parceiros e artistas para uma série de vídeos onde, com muito carinho, cada um deixou uma mensagem especial para você! Faça parte dessa corrente de amor e felicidade, compartilhe e deixe as redes sociais com muitas mensagens natalinas!! Bem vindos ao canal, aqui vocês encontram muita arte, cultura e literatura. Cada playlist aborda uma temática própria que vai desde entrevistas com artistas e profissionais de várias áreas de interesse, até a realização de projetos culturais e literários, sempre abordando o que temos de melhor para oferecer. Inscreva-se em nosso canal e faça parte desse movimento em prol do conhecimento, valorização e muita energia positiva! Nosso intuito é motivar, aprender e compartilhar bons momentos e boas ações em todos os lugares. Espero que você goste, deixe suas sugestões e compartilhe os vídeos para seus amigos. Contamos com vocês! Não deixe de curtir, se inscrever no canal e compartilhar par

Série Roteiros Turísticos em Teresópolis

  Série Roteiros Turísticos em Teresópolis (City Tour)                Na série roteiros turísticos em Teresópolis, vamos falar sobre segmentos que são trabalhados na cidade. Começaremos com o city tour, por ser um dos mais demandados por agências, operadores e turistas em geral, falo aqui por experiência própria: trabalho como guia de turismo há 8 anos e como agente de viagens fazem 7 anos ao fundar uma das primeiras agências de receptivo do município que é a Notur Travel. Ao longo do tempo foram surgindo outros receptivos (antes do meu já havia alguns, assim como outros guias de turismo). Porém, não era trabalhado o turismo receptivo na cidade, ou era muito pouco trabalhado. Dessa forma, fomos criando os nossos roteiros e o city tour foi o primeiro deles, onde fomos estudando e mapeando os principais atrativos na zona urbana de Teresópolis, um longo e eterno aprendizado que nunca para. Foram selecionados alguns atrativos que já despertavam a atenção dos visitantes e outros com p