Pular para o conteúdo principal

1º livro do ano - Resenha Crepúsculo parte 1 - Desafio de Releituras

 DESAFIOS DE LEITURA - RELEITURA

by Cláudia Coelho

@claudiacoelhoautora




    Conheci a saga Crepúsculo quando lançaram o filme. Um dos meus alunos do turno noturno, numa noite de aula qualquer, perguntou se eu gostava de "filmes de vampiro".

    __ Gosto sim... Falei um pouco sem entusiasmo, mas também não queria descartar uma interação e diálogo com os alunos. Afinal, sempre tenho interesse no que eles trazem de novidade para a aula.  
    Dias depois, ele me deu um DVD (piratex - não dava pra ficar comprando DVD, naquele tempo ainda era muito caro!) , na época não existiam os canais de internet e a linda Netflix... 
    Era uma noite de sexta-feira e o DVD acabou esquecido por quase todo o final de semana, até que, em certa hora, decidi "dar uma olhada", para o caso do meu aluno me perguntar sobre algo. 
    Quem consegue apenas "dar uma olhada"... gente!
    Qual não foi a minha surpresa ao assistir. Praticamente "amor à primeira Vista", um retorno nostálgico aos tempos de adolescência, onde a esperança nunca termina. Crepúsculo é uma história romântica, bem no sentido do pensamento adolescente... E  é claro, a adaptação dos vampiros para a visão moderna do mito trouxe muitos aplausos e críticas negativas em muitos grupos literários. A história criada por Meyer não deixou pontas soltas, é bem escrita, principalmente voltada para leitores que estão iniciando na prática de leitura, assim, certamente não sairão correndo das bibliotecas no futuro.  Sei que muitos leitores e estudiosos da literatura em geral não acham de Crepúsculo uma grande obra, ou algo que se torne um dia um grande clássico, longe disso, o livro vem para estimular a curiosidade adolescente para as fantasias literárias, para a emoção em cada página e o gostinho de querer mais. Em um país como o nosso, que a maioria dos adolescentes não busca o livro como lazer e diversão, a conquista feita pela trama já pode der considerada eficiente. Vejo nas redes muitos leitores novos, que iniciaram sua paixão pela leitura através desse livro. Então, bom ou não tão bom assim, ele fez sua parte: Despertar corações adolescentes para o mundo mágico dos livros.
    E, assim começou uma nova história na minha lista literária. Eu sempre gostei de livros, mas confesso que passei anos sem ler nada. Este episódio me despertou novamente para o gosto de imaginar e viver as histórias. Neste rumo, sempre que encontrava meu aluno, nós conversávamos sobre o filme e os próximos lançamentos. E agora, nada melhor do que começar esta coluna de resenhas pela saga que me fez voltar a ler. Infelizmente não possuo mais os livros físicos, pois os emprestei para a filha de uma amiga minha e esta, nunca mais me devolveu. Contudo, fiz a releitura da Saga Crepúsculo e será com ela que vamos iniciar nosso desafio de releitura. Até o final do ano vamos ver quantos livros eu vou conseguir ler/reler. Minha meta começará bem tranquila, um livro por mês, até atingir um livro por quinzena. 
    Então, convido a vocês a participarem aqui na página comigo, ou pelas plataformas do Facebook e Instagram, colocando suas opiniões e dicas, já que iniciarei por livros bem conhecidos, assim, dá para bastante gente participar.


    Para dar tempo de mais leitores participarem do nosso desafio, a resenha final do livro 1 - CREPÚSCULO - será na próxima semana. Quem quiser participar basta comentar por aqui e no final vamos fazer um debate ou bate papo literário... 
    Enquanto isso, aqui vai o DESAFIO DA SEMANA - Postar 3 Quotes do 1º livro da série - CREPÚSCULO - e me marcar nos stories do instagram  @claudiacoelhoautora . Eu vou repostar nos meus stories marcando vocês!!





    

    



 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECEITA DA SEMANA - PUDIM

 OBA!!!! Eu amo doces... então esta semana trouxe uma delícia para a sobremesa! Pudim!!! VOCÊ SABIA? O Pudim veio de Portugal, surgindo no século XVI em conventos portugueses. Naquela época não existia o leite condensado, então usava-se o leite comum, ovos, farinha, açúcar e favas de baunilha! Os brasileiros amaram o doce, e não era para menos, fomos colonizados pelos portugueses, então, muitas iguarias acabaram por fazer parte da culinária brasileira.   O Pudim recebeu esse nome por sua consistência  cremosa e doce e devido a sua  cor. Essa receita era muito apreciada por todos e com o tempo as receitas foram evoluindo e com o surgimento do leite condensado veio a ideia de acrescentar essa novidade doce na receita tradicional.   O pudim não é mais o mesmo, ganhou um sabor bem mais adocicado que o primeiro feito em Portugal. Hoje, você encontra pudim de tudo quanto sabor, enfim, o pudim se revolucionou e ganhou versões e não param de conquistar nosso paladar!    INGREDIENTES:

Natal com Jornal e Editora Alecrim! Com Sheila Stiller

  Vamos celebrar o Natal com positividade e muito amor! Convidamos parceiros e artistas para uma série de vídeos onde, com muito carinho, cada um deixou uma mensagem especial para você! Faça parte dessa corrente de amor e felicidade, compartilhe e deixe as redes sociais com muitas mensagens natalinas!! Bem vindos ao canal, aqui vocês encontram muita arte, cultura e literatura. Cada playlist aborda uma temática própria que vai desde entrevistas com artistas e profissionais de várias áreas de interesse, até a realização de projetos culturais e literários, sempre abordando o que temos de melhor para oferecer. Inscreva-se em nosso canal e faça parte desse movimento em prol do conhecimento, valorização e muita energia positiva! Nosso intuito é motivar, aprender e compartilhar bons momentos e boas ações em todos os lugares. Espero que você goste, deixe suas sugestões e compartilhe os vídeos para seus amigos. Contamos com vocês! Não deixe de curtir, se inscrever no canal e compartilhar par

Série Roteiros Turísticos em Teresópolis

  Série Roteiros Turísticos em Teresópolis (City Tour)                Na série roteiros turísticos em Teresópolis, vamos falar sobre segmentos que são trabalhados na cidade. Começaremos com o city tour, por ser um dos mais demandados por agências, operadores e turistas em geral, falo aqui por experiência própria: trabalho como guia de turismo há 8 anos e como agente de viagens fazem 7 anos ao fundar uma das primeiras agências de receptivo do município que é a Notur Travel. Ao longo do tempo foram surgindo outros receptivos (antes do meu já havia alguns, assim como outros guias de turismo). Porém, não era trabalhado o turismo receptivo na cidade, ou era muito pouco trabalhado. Dessa forma, fomos criando os nossos roteiros e o city tour foi o primeiro deles, onde fomos estudando e mapeando os principais atrativos na zona urbana de Teresópolis, um longo e eterno aprendizado que nunca para. Foram selecionados alguns atrativos que já despertavam a atenção dos visitantes e outros com p