1º livro do ano - Resenha Crepúsculo parte 1 - Desafio de Releituras

 DESAFIOS DE LEITURA - RELEITURA

by Cláudia Coelho

@claudiacoelhoautora




    Conheci a saga Crepúsculo quando lançaram o filme. Um dos meus alunos do turno noturno, numa noite de aula qualquer, perguntou se eu gostava de "filmes de vampiro".

    __ Gosto sim... Falei um pouco sem entusiasmo, mas também não queria descartar uma interação e diálogo com os alunos. Afinal, sempre tenho interesse no que eles trazem de novidade para a aula.  
    Dias depois, ele me deu um DVD (piratex - não dava pra ficar comprando DVD, naquele tempo ainda era muito caro!) , na época não existiam os canais de internet e a linda Netflix... 
    Era uma noite de sexta-feira e o DVD acabou esquecido por quase todo o final de semana, até que, em certa hora, decidi "dar uma olhada", para o caso do meu aluno me perguntar sobre algo. 
    Quem consegue apenas "dar uma olhada"... gente!
    Qual não foi a minha surpresa ao assistir. Praticamente "amor à primeira Vista", um retorno nostálgico aos tempos de adolescência, onde a esperança nunca termina. Crepúsculo é uma história romântica, bem no sentido do pensamento adolescente... E  é claro, a adaptação dos vampiros para a visão moderna do mito trouxe muitos aplausos e críticas negativas em muitos grupos literários. A história criada por Meyer não deixou pontas soltas, é bem escrita, principalmente voltada para leitores que estão iniciando na prática de leitura, assim, certamente não sairão correndo das bibliotecas no futuro.  Sei que muitos leitores e estudiosos da literatura em geral não acham de Crepúsculo uma grande obra, ou algo que se torne um dia um grande clássico, longe disso, o livro vem para estimular a curiosidade adolescente para as fantasias literárias, para a emoção em cada página e o gostinho de querer mais. Em um país como o nosso, que a maioria dos adolescentes não busca o livro como lazer e diversão, a conquista feita pela trama já pode der considerada eficiente. Vejo nas redes muitos leitores novos, que iniciaram sua paixão pela leitura através desse livro. Então, bom ou não tão bom assim, ele fez sua parte: Despertar corações adolescentes para o mundo mágico dos livros.
    E, assim começou uma nova história na minha lista literária. Eu sempre gostei de livros, mas confesso que passei anos sem ler nada. Este episódio me despertou novamente para o gosto de imaginar e viver as histórias. Neste rumo, sempre que encontrava meu aluno, nós conversávamos sobre o filme e os próximos lançamentos. E agora, nada melhor do que começar esta coluna de resenhas pela saga que me fez voltar a ler. Infelizmente não possuo mais os livros físicos, pois os emprestei para a filha de uma amiga minha e esta, nunca mais me devolveu. Contudo, fiz a releitura da Saga Crepúsculo e será com ela que vamos iniciar nosso desafio de releitura. Até o final do ano vamos ver quantos livros eu vou conseguir ler/reler. Minha meta começará bem tranquila, um livro por mês, até atingir um livro por quinzena. 
    Então, convido a vocês a participarem aqui na página comigo, ou pelas plataformas do Facebook e Instagram, colocando suas opiniões e dicas, já que iniciarei por livros bem conhecidos, assim, dá para bastante gente participar.


    Para dar tempo de mais leitores participarem do nosso desafio, a resenha final do livro 1 - CREPÚSCULO - será na próxima semana. Quem quiser participar basta comentar por aqui e no final vamos fazer um debate ou bate papo literário... 
    Enquanto isso, aqui vai o DESAFIO DA SEMANA - Postar 3 Quotes do 1º livro da série - CREPÚSCULO - e me marcar nos stories do instagram  @claudiacoelhoautora . Eu vou repostar nos meus stories marcando vocês!!





    

    



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaque do mês

1º LIVRO DO ANO - RESENHA CREPÚSCULO - DESAFIO DE RELEITURA - PARTE 2

 RESENHANDO CREPÚSCULO   DESAFIO DE RELEITURA by Cláudia Coelho @claudiacoelhoautora      Em novembro de 2021 a adaptação cinematográfica de...

Preferidas do Público