quarta-feira, 6 de janeiro de 2021

MODA E BEM ESTAR - MAS AFINAL DE CONTAS... O QUE É MODA?

 Mas afinal de contas o que é moda?

by Cláudia Coelho


    A nossa coluna das quartas-feiras vai abordar temas como MODA e BEM ESTAR, trazendo dicas e conceitos para você descobrir novidades e facilidades práticas para sua vida e seu dia a dia. E hoje, para começar, vamos abordar um assunto que é discutido em praticamente todas as páginas, sites e blogs que lidam com marketing, e com pessoas... Principalmente as mulheres.  O assunto de hoje é:

MODA

    Mas, afinal de contas, o que é moda? Quando a gente ouve falar nesse tema, ou mesmo, na palavra solta "moda", imediatamente vem à nossa cabeça os padrões de beleza, ou a discussão sobre eles, as tendências das estações que estão por vir, os belos e extravagantes desfiles que acontecem em Paris ou, por exemplo, o Fashion Week. É claro que tudo isso também faz parte da "Moda" contudo, não é o seu verdadeiro significado. Hoje vamos falar um pouquinho sobre isso e você vai descobrir que há muito mais a saber sobre esse tema. 

 



    A moda inclui muito mais do que modelos, desfiles e cliques fotográficos, ela faz parte de um estilo de vida e aborda vários tipos de linguagens, principalmente linguagens culturais. Você já percebeu que, por exemplo, roupas e padrões são distintos em países diferentes, e até mesmo em cidades diferentes. Tudo isso porque a moda é uma das expressões mais ricas de identidade de um povo, de uma comunidade e de cada pessoa. Na maioria das vezes essa expressão é visual. 

    Todas as gerações e momentos pelos quais nós passamos durante a vida, durante os anos e até décadas são refletidas diretamente na moda, desse modo é possível fazer, inclusive, uma análise histórica e diferenciar cada etapa pela qual a moda se diferenciou numa linha temporal.

A HISTÓRIA


    Desde o começo da humanidade, a moda esteve presente. E se deu quando os seres humanos viram-se na necessidade de cobrir seus corpos para se protegerem do frio e de outras dificuldades promovidas pela natureza.  As roupas de um modo geral já existiam antes de 600 mil a.C. e naquela época eles usavam inconscientemente expressando seus símbolos e significados. 

    Com o desenvolvimento da humanidade e de seus hábitos, alguns lugares desenvolveram leis suntuárias, que eram leis que regulavam esses hábitos de consumo e também criavam regras de vestimenta. A maior parte dessas leis serviam para dividir o status de hierarquias sociais e deixar cada vez mais clara a separação socioeconômica dos grupos. Nas próximas semanas vamos nos aprofundar um pouco mais nesse tema e trazer para você uma linha temporal dos principais fatos que fizeram parte da construção da história da Moda.




Na próxima semana tem mais! 








Bibliografia

  • «BARBOSA, Bárbara Franzner (et al). A técnica de modelar o vestuário e a moda» (PDF)
  • CAPPELLANO, Luiz Carlos – Vamos falar de moda? in: FESB – Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Bragança Paulista. Revista GABARITO ano I, Edição 1, abril de 2005, pp 31–34..
  • CHAULANGES, M. & S. L'Histoire Vivant. Paris, Ed. Delagrave, 1961.
  • COSTA, Cristina. Questões de Arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico. 2º Ed. São Paulo: Moderna, 2004.





Nenhum comentário:

Postar um comentário