Pular para o conteúdo principal

MODA E BEM ESTAR - MAS AFINAL DE CONTAS... O QUE É MODA?

 Mas afinal de contas o que é moda?

by Cláudia Coelho


    A nossa coluna das quartas-feiras vai abordar temas como MODA e BEM ESTAR, trazendo dicas e conceitos para você descobrir novidades e facilidades práticas para sua vida e seu dia a dia. E hoje, para começar, vamos abordar um assunto que é discutido em praticamente todas as páginas, sites e blogs que lidam com marketing, e com pessoas... Principalmente as mulheres.  O assunto de hoje é:

MODA

    Mas, afinal de contas, o que é moda? Quando a gente ouve falar nesse tema, ou mesmo, na palavra solta "moda", imediatamente vem à nossa cabeça os padrões de beleza, ou a discussão sobre eles, as tendências das estações que estão por vir, os belos e extravagantes desfiles que acontecem em Paris ou, por exemplo, o Fashion Week. É claro que tudo isso também faz parte da "Moda" contudo, não é o seu verdadeiro significado. Hoje vamos falar um pouquinho sobre isso e você vai descobrir que há muito mais a saber sobre esse tema. 

 



    A moda inclui muito mais do que modelos, desfiles e cliques fotográficos, ela faz parte de um estilo de vida e aborda vários tipos de linguagens, principalmente linguagens culturais. Você já percebeu que, por exemplo, roupas e padrões são distintos em países diferentes, e até mesmo em cidades diferentes. Tudo isso porque a moda é uma das expressões mais ricas de identidade de um povo, de uma comunidade e de cada pessoa. Na maioria das vezes essa expressão é visual. 

    Todas as gerações e momentos pelos quais nós passamos durante a vida, durante os anos e até décadas são refletidas diretamente na moda, desse modo é possível fazer, inclusive, uma análise histórica e diferenciar cada etapa pela qual a moda se diferenciou numa linha temporal.

A HISTÓRIA


    Desde o começo da humanidade, a moda esteve presente. E se deu quando os seres humanos viram-se na necessidade de cobrir seus corpos para se protegerem do frio e de outras dificuldades promovidas pela natureza.  As roupas de um modo geral já existiam antes de 600 mil a.C. e naquela época eles usavam inconscientemente expressando seus símbolos e significados. 

    Com o desenvolvimento da humanidade e de seus hábitos, alguns lugares desenvolveram leis suntuárias, que eram leis que regulavam esses hábitos de consumo e também criavam regras de vestimenta. A maior parte dessas leis serviam para dividir o status de hierarquias sociais e deixar cada vez mais clara a separação socioeconômica dos grupos. Nas próximas semanas vamos nos aprofundar um pouco mais nesse tema e trazer para você uma linha temporal dos principais fatos que fizeram parte da construção da história da Moda.




Na próxima semana tem mais! 








Bibliografia

  • «BARBOSA, Bárbara Franzner (et al). A técnica de modelar o vestuário e a moda» (PDF)
  • CAPPELLANO, Luiz Carlos – Vamos falar de moda? in: FESB – Fundação Municipal de Ensino Superior de Bragança Paulista. Bragança Paulista. Revista GABARITO ano I, Edição 1, abril de 2005, pp 31–34..
  • CHAULANGES, M. & S. L'Histoire Vivant. Paris, Ed. Delagrave, 1961.
  • COSTA, Cristina. Questões de Arte: o belo, a percepção estética e o fazer artístico. 2º Ed. São Paulo: Moderna, 2004.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECEITA DA SEMANA - PUDIM

 OBA!!!! Eu amo doces... então esta semana trouxe uma delícia para a sobremesa! Pudim!!! VOCÊ SABIA? O Pudim veio de Portugal, surgindo no século XVI em conventos portugueses. Naquela época não existia o leite condensado, então usava-se o leite comum, ovos, farinha, açúcar e favas de baunilha! Os brasileiros amaram o doce, e não era para menos, fomos colonizados pelos portugueses, então, muitas iguarias acabaram por fazer parte da culinária brasileira.   O Pudim recebeu esse nome por sua consistência  cremosa e doce e devido a sua  cor. Essa receita era muito apreciada por todos e com o tempo as receitas foram evoluindo e com o surgimento do leite condensado veio a ideia de acrescentar essa novidade doce na receita tradicional.   O pudim não é mais o mesmo, ganhou um sabor bem mais adocicado que o primeiro feito em Portugal. Hoje, você encontra pudim de tudo quanto sabor, enfim, o pudim se revolucionou e ganhou versões e não param de conquistar nosso paladar!    INGREDIENTES:

Natal com Jornal e Editora Alecrim! Com Sheila Stiller

  Vamos celebrar o Natal com positividade e muito amor! Convidamos parceiros e artistas para uma série de vídeos onde, com muito carinho, cada um deixou uma mensagem especial para você! Faça parte dessa corrente de amor e felicidade, compartilhe e deixe as redes sociais com muitas mensagens natalinas!! Bem vindos ao canal, aqui vocês encontram muita arte, cultura e literatura. Cada playlist aborda uma temática própria que vai desde entrevistas com artistas e profissionais de várias áreas de interesse, até a realização de projetos culturais e literários, sempre abordando o que temos de melhor para oferecer. Inscreva-se em nosso canal e faça parte desse movimento em prol do conhecimento, valorização e muita energia positiva! Nosso intuito é motivar, aprender e compartilhar bons momentos e boas ações em todos os lugares. Espero que você goste, deixe suas sugestões e compartilhe os vídeos para seus amigos. Contamos com vocês! Não deixe de curtir, se inscrever no canal e compartilhar par

Série Roteiros Turísticos em Teresópolis

  Série Roteiros Turísticos em Teresópolis (City Tour)                Na série roteiros turísticos em Teresópolis, vamos falar sobre segmentos que são trabalhados na cidade. Começaremos com o city tour, por ser um dos mais demandados por agências, operadores e turistas em geral, falo aqui por experiência própria: trabalho como guia de turismo há 8 anos e como agente de viagens fazem 7 anos ao fundar uma das primeiras agências de receptivo do município que é a Notur Travel. Ao longo do tempo foram surgindo outros receptivos (antes do meu já havia alguns, assim como outros guias de turismo). Porém, não era trabalhado o turismo receptivo na cidade, ou era muito pouco trabalhado. Dessa forma, fomos criando os nossos roteiros e o city tour foi o primeiro deles, onde fomos estudando e mapeando os principais atrativos na zona urbana de Teresópolis, um longo e eterno aprendizado que nunca para. Foram selecionados alguns atrativos que já despertavam a atenção dos visitantes e outros com p