MODA E ESTILO COM LUCIANA BARBOSA - 009 - Você sabe como a moda evoluiu?

 



A evolução da moda

No período entre 1914 e 1918 chegou à Europa o primeiro grande conflito a nível mundial, a Primeira Guerra Mundial, que transformou os tempos e obrigou a uma mudança de hábitos radical, tendo em conta o período de luxo, sofisticação e alegria vivido nos anos antes. Com os homens no front de batalha e as mulheres entrando no mercado de trabalho, as roupas deveriam ser práticas, simples, de tecidos baratos e duradouros. Roupas extravagantes não ficavam bem em épocas de guerra.

No período que antecedeu à grande guerra, surgiu um estilista Francês Paul Poiret ( 1879-1944) que revolucionou um pouco a moda. Este grande criador excluiu o espartilho do seu guarda-roupa, livrando a mulher do acentuado aperto na zona da cintura, que mais tarde se veio a provar ser prejudicial para a saúde. Este foi abolido essencialmente no período da primeira guerra mundial, pois tornou-se incômodo para as mulheres que trabalhavam arduamente, impossibilitando-lhes muitos dos seus movimentos.

Outra grande marca da moda desta época prende-se  com  a subida das bainhas das saias e vestidos da altura, que agora iam até a altura das canelas, também por motivos funcionais, pois tornava-se mais fácil a movimentação destas mulheres para poderem deste modo realizarem as ações que lhes estavam destinadas.

Podemos então concluir que a abolição do espartilho e a subida das bainhas constituem os principais marcos nesta época para a moda, os tons predominantes nas roupas da época continuavam a ser na maioria escuros, com especial preferência pelo preto, no entanto verificou-se uma mudança acentuada no que se refere às formas das peças de vestuário em si.

Paul Poiret




Acesse mais em:  https://www.instagram.com/_madamelubarbosa_/





Fica ligadinho que na próxima matéria vou continuar a nossa história..

Comentários