quarta-feira, 22 de fevereiro de 2023

Série Roteiros Turísticos em Teresópolis

 


Série Roteiros Turísticos em Teresópolis

(Enoturismo)

 

              Afinal de contas, o que é enoturismo? Esse segmento turístico, pouco conhecido ainda no Brasil, mas já bem desenvolvido em países da Europa como França, Itália, Portugal e Espanha, entre outros e aqui na América do Sul, Uruguai, Chile e Argentina, visa a visitação a propriedades rurais onde se cultivam uvas viníferas para fabricação de vinhos (em alguns casos espumantes e grapas que é uma bebida destilada feita a base da casca da uva e aqui no Brasil resto da cana de açúcar, já em Portugal é a bagaceira que é feita somente com o resto das cascas da uva). Nessas visitações, os turistas são recebidos por colaboradores da vinícola (em alguns casos são recebidos até pelos proprietários, nos casos das pequenas propriedades), em que se irá conhecer desde o processo do plantio das uvas, tipos de uvas e tipos de vinhos, além do armazenamento deles e ao final uma degustação dos vinhos da casa com harmonização de queijos, ou carnes, ou ambos, em algumas vezes até um café colonial. No Brasil, tive oportunidades de vivenciar essa experiência nas Serras Gaúchas há alguns anos atrás. O Estado do Rio Grande do Sul tem muitas vinícolas, assim como Santa Catarina e o Paraná. Porém atualmente outras regiões de nosso país têm suas vinícolas, ou estão prestes a implantar estas. É o caso aqui da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro, mais especificamente a cidade de Teresópolis.

               Teresópolis já tem um certo histórico em relação a viticultura: No século XIX o fazendeiro inglês George March foi um dos primeiros a tentar este cultivo. Todavia não obtendo êxito visto o clima muito frio vigente naquele período. No final do século XIX, o coronel Antônio Luís da Cunha Bahiana, produziu em sua propriedade no que hoje são os bairros Meudom, Coréia e Vale da Revolta, uvas viníferas e produção de vinhos artesanais. Este cultivo era feito por colonos franceses que foram trazidos ao Brasil pelo coronel Cunha Bahiana (o coronel estudou muitos anos na França no subúrbio do Meudom que é perto de Paris, o nome do bairro inclusive é uma homenagem a esta característica). Entretanto, o empreendimento não foi a frente, pois o coronel veio a falecer e seus filhos não conseguiram dar continuidade ao projeto, tendo sido a propriedade vendida dando origem aos citados bairros acima. Por muitos anos não houve outras tentativas neste sentido. A partir de 2019 foi retomado o projeto para instalação de vinícola em Teresópolis através do italiano Uberto Molo com a vinícola Fattoria Vinhas Altas, a qual tive oportunidade de visitar e agradeço ao convite do senhor Murilo e da senhora Márcia. A vinícola fica no bairro Campanha na estrada Teresópolis x Nova Friburgo e está a 1.150 metros de altitude, com suas vinhas cultivadas pelo sistema da poda dupla com uvas sirah e no entorno cercado por belas matas e montanhas propiciando clima para este cultivo. No local também existem oliveiras e já está recebendo grupos turísticos para visitação através de agendamento, em que se irá conhecer todo o processo do cultivo da uva e no final degustação dos vinhos da casa com harmonizações com algum prato da casa. Próximas a esta propriedade está sendo construído uma enorme vinícola com restaurante com capacidade para receber muitos turistas por dia.





Quer saber mais? Nós da Notur Travel estamos à disposição de vocês para fazer este roteiro e outros também. Juntem-se a gente! Próximos artigos vamos abordar outros segmentos turísticos. Até breve!

 


Artur Esteves

Guia de turismo, agente de viagens dono da agência de receptivo Notur Travel, consultor de empresas na área de turismo e cultura.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário