Pular para o conteúdo principal

Democracia e Cultura - A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA E O NOSSO SENSO DE COLETIVIDADE

 

A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE CULTURA E O NOSSO SENSO DE COLETIVIDADE

Por Álan Magalhães

 




A Democracia é um sistema político no qual se prestigia a decisão da maioria e no qual as principais características são a garantia da liberdade individual; a liberdade de opinião e expressão; A liberdade de eleger seus representantes, dentre outras.  O que nos leva à conclusão de que: numa democracia o bem mais precioso é a liberdade!

O exercício dessa liberdade requer a consciência não só dos direitos individuais como, principalmente, dos direitos coletivos. Tal qual os seus correspondentes deveres também!

Essa consciência ou, melhor dizendo: esse senso de coletividade é a principal fragilidade da democracia brasileira, na medida em que, apesar de ser o principal instrumento para definir as prioridades de uma sociedade (a nossa coletividade), seu desuso ou desconsideração faz prevalecer o senso do eu sobre o nós, o da vantagem pessoal sobre o bem comum; o indivíduo, sobre a coletividade.

Em 1651 Thomas Hobbes publicou a premissa de que “O homem é o Lobo do Homem”.  O cenário atual, com o desuso de nosso senso de coletividade, nos aproxima daquele cenário e transforma nossos desafios cotidianos em um desafio descomunal como se, precisássemos redescobrir ou reinventar toda a tecnologia e sabedoria já acumulada pela humanidade, ao invés de nos valermos da bagagem cultural e intelectual deixada como legado por nossos ancestrais!

Proponho essa reflexão aos nossos colegas, os trabalhadores da cultura, como preparativo para a Conferência Municipal de Cultura que se aproxima.

Lembremos de incluir neste rol, além dos mais óbvios que são os artistas, também aqueles que geralmente são esquecidos pelos críticos das iniciativas incentivadoras da cultura: os produtores, os contadores, os advogados, os administradores, os figurinistas, as camareiras, as costureiras, os bilheteiros, os técnicos, os faxineiros, os pipoqueiros, os seguranças e todos os trabalhadores dos bastidores, sem os quais não se realiza nenhum espetáculo, nenhuma arte, nenhuma cultura.

O Sistema Nacional de Cultura é uma construção coletiva e pressupõe o senso de coletividade de cada um dos sujeitos desse sistema, considerados aqui, não só o público como também todos os profissionais envolvidos na produção cultural oferecida a esse público consumidor.

 

 

Álan Magalhães é Produtor Sociocultural, Bacharel em Direito, Compositor, Violonista e Intérprete popular. Nascido em Teresópolis/RJ, onde foi Conselheiro de Cultura e da Cidade e Desenvolvimento Sustentável.

Criador da “Oficina Eco Musical” que aborda relação entre Ecologia e Música, em reflexões sobre sustentabilidade em vivências com instrumentos, audição e composição de músicas ligadas à temática ambiental.

 RJ: Arka da Fuzarka (1985); Pirueta Arte e Cultura (1999 a 2004); “Festival de Inverno” (2003); “FEPRO” (2010); “Choco Serra” (2006 e 2011); SindMusi/RJ (2008 a 2015); “Quintal das Artes de Terê” (A partir de 2019); Jornal e Editora Alecrim (a partir de 2021); “Arraiás de Terê” (2022); “Lê Terê” (2022); “Poeterê” (2022), “Cuidai do Lixo Nosso de Cada Dia” (2023).

 BA: SEMARE - Seminário sobre Miscigenação e Arte na Educação do Colégio Estadual Severino Vieira (1987); IX Festival de Teatro Amador e Universitário do Nordeste – EMPROARTE (1988); Feiras de Arte da Escola de Belas Artes da UFBA (1989 e 1990).


 Siga: Álan Magalhães

 

 

 

 

 

 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO AMIGO

Hoje o Jornal Alecrim traz uma poesia em homenagem ao dia do amigo, inédita e fresquinha, para inaugurar a coluna das segundas-feiras que trará poesias, poemas e dicas de livros pra você! Agradecemos a sua companhia nas nossas redes e brindamos aos novos amigos e aos antigos, que a amizade dure sempre!   DIA DO AMIGO   Hoje é dia do amigo, Disseram as redes sociais... Mas, pra mim amigo é todo dia E todos os dias chegam mais...   Há aqueles que conheço desde o meu nascimento Há os novos, os que nunca vi, e os de um só momento Amizade é o mais puro sentimento Amigo que é amigo, nos põe em movimento.   Somos amigos da Terra, do planeta em um só coração E rezamos juntos pela cura da nação. A nação, não só de um país, mas da Terra, em união Trazendo novos pensamentos e quem sabe mais ação   Hoje estamos impedidos De abraçar, de beijar Mas ainda há música nos ouvidos E palavras que vêm nos visitar   As redes sociais, a voz no telefone Tudo

RECEITA DA SEMANA - PUDIM

 OBA!!!! Eu amo doces... então esta semana trouxe uma delícia para a sobremesa! Pudim!!! VOCÊ SABIA? O Pudim veio de Portugal, surgindo no século XVI em conventos portugueses. Naquela época não existia o leite condensado, então usava-se o leite comum, ovos, farinha, açúcar e favas de baunilha! Os brasileiros amaram o doce, e não era para menos, fomos colonizados pelos portugueses, então, muitas iguarias acabaram por fazer parte da culinária brasileira.   O Pudim recebeu esse nome por sua consistência  cremosa e doce e devido a sua  cor. Essa receita era muito apreciada por todos e com o tempo as receitas foram evoluindo e com o surgimento do leite condensado veio a ideia de acrescentar essa novidade doce na receita tradicional.   O pudim não é mais o mesmo, ganhou um sabor bem mais adocicado que o primeiro feito em Portugal. Hoje, você encontra pudim de tudo quanto sabor, enfim, o pudim se revolucionou e ganhou versões e não param de conquistar nosso paladar!    INGREDIENTES:

Natal com Jornal e Editora Alecrim! Com Sheila Stiller

  Vamos celebrar o Natal com positividade e muito amor! Convidamos parceiros e artistas para uma série de vídeos onde, com muito carinho, cada um deixou uma mensagem especial para você! Faça parte dessa corrente de amor e felicidade, compartilhe e deixe as redes sociais com muitas mensagens natalinas!! Bem vindos ao canal, aqui vocês encontram muita arte, cultura e literatura. Cada playlist aborda uma temática própria que vai desde entrevistas com artistas e profissionais de várias áreas de interesse, até a realização de projetos culturais e literários, sempre abordando o que temos de melhor para oferecer. Inscreva-se em nosso canal e faça parte desse movimento em prol do conhecimento, valorização e muita energia positiva! Nosso intuito é motivar, aprender e compartilhar bons momentos e boas ações em todos os lugares. Espero que você goste, deixe suas sugestões e compartilhe os vídeos para seus amigos. Contamos com vocês! Não deixe de curtir, se inscrever no canal e compartilhar par