JORNAL E EDITORA ALECRIM NA ABAV EXPO 2025

             

 


JORNAL E EDITORA ALECRIM NA ABAV EXPO 2025

O Jornal e Editora Alecrim esteve presente no RIOCENTRO onde acompanhou bastante do que aconteceu na ABAV Expo 2025, no período de 08 a 10 de outubro.

       O evento consolidou-se como o maior encontro de turismo da América do Sul, reunindo mais de 42 mil visitantes, 354 jornalistas, 366 criadores de conteúdo e representantes de 14 destinos internacionais.

            Muito além de uma feira de negócios, o evento se revelou um verdadeiro catalisador de cultura, inovação e bem-estar social, alinhando-se aos valores que o Jornal e Editora Alecrim defende: arte, cultura, gastronomia, empreendedorismo e qualidade de vida.     

        Durante os três dias de programação, foram realizadas mais de 3.254 reuniões comerciais, com destaque para o ABAV talks com cinco arenas temáticas e mais de 60 sessões de conteúdo e capacitação que abordaram inteligência artificial, diversidade e
sustentabilidade e também para o ABAV Buyers Club, que conectou 30 compradores internacionais a fornecedores brasileiros.

        A presença de micro e pequenas empresas — que representam 78% do setor de agências de viagem no Rio de Janeiro — reforça o papel do turismo como motor do empreendedorismo local e da geração de renda.

            A feira também foi palco de experiências culturais e gastronômicas autênticas, com o programa Feel Brasil apresentando 20 vivências que celebram a diversidade brasileira. O afroturismo, por meio da Embratur, ganhou protagonismo com painéis inéditos e ferramentas voltadas à inclusão, valorizando narrativas históricas e culturais que fortalecem o pertencimento das comunidades.

    
        A COSTA DO SOL

            A Costa do Sol, importante região turística fluminense e, uma das três que compõem o Circuito Literário do Jornal e Editora Alecrim, apresentou circuitos de cicloturismo, canoas havaianas, praias Bandeira Azul, geossítios e gastronomia. A articulação da Instância de Governança Regional (IGR) Costa do Sol mostrou como o turismo sustentável pode ser comparado a destinos consagrados como a Côte d’Azur e a Costa Amalfitana, sem perder sua identidade brasileira.


            Conversamos com Marco Navega, importante ator na integração entre as regiões turísticas fluminenses e do desenvolvimento geral do setor.

 
            Navega, atual Presidente do CONDETUR Costa do Sol que, Desde 2008 vem promovendo o desenvolvimento sustentável por meio da integração entre municípios, empresas e entidades públicas, esclarece que a profissionalização e a integração são fundamentais para o desenvolvimento que consiste, basicamente em atrair turistas nacionais e internacionais com experiências autênticas e diversificadas, valorizando a cultura local e os recursos naturais.

           
 A SERRA VERDE IMPERIAL

          A região turística da Serra Verde Imperial também se fez presente no evento, com destaque para Teresópolis que se fez representar pelo estande do Convention & Visitors Bureau,  ao qual visitamos e fomos muito bem recebidos pela simpática Marina Almeida e pelo Ricardo Rodrigues, seu então Presidente que, agora renunciou a pasta por motivos profissionais, além do poder público municipal, que pela primeira vez  participa com estande próprio, visando posicionar o município como destino competitivo e preparado para atração de novos fluxos turísticos.

  
            A Secretaria Municipal de
Turismo entende sua participação como estratégica, dentre outras ações voltadas à valorização e promoção do destino, como o desenvolvimento sustentável do turismo, o incentivo aos empreendedores locais e a articulação com outras instâncias como o SEBRAE/RJ, que também desenvolve ações no campo do empreendedorismo e da formação, como o projeto de roteirização Mercado em Foco Teresópolis - "Do Campo à Mesa" que busca a fidelização e ampliação dos parceiros que atuam nos destinos turísticos do município e a consolidação do chamado "turismo de Experiência", especialmente na área rural, com atuação na hospedagem, gastronomia, enocultura e cervejaria artesanal.   



Ainda representando a região da Serra Verde Imperial, também visitamos o Estande do município de Nova Friburgo onde pudemos conversar com a expressiva Secretária de Turismo, Kamila Mouza, que demonstrou imensa afinidade com os destinos e empreendedores dos roteiros turísticos de sua cidade, com uma apresentação primorosa de produtos e informativos expostos.


            OS CAMINHOS COLONIAIS
            Sentimos falta da representatividade da Região dos Caminhos Coloniais que não se fez presente nesta edição da ABAV Expo.
            O impacto econômico foi expressivo: a hotelaria carioca registrou 88,22% de ocupação, e o turismo movimentou R$ 10,6 bilhões na economia fluminense. Mas o verdadeiro legado da ABAV Expo 2025 está na forma como o turismo foi tratado como vetor de bem-estar social — promovendo capacitação profissional, inclusão produtiva, valorização cultural e integração comunitária.

            Com espaços como o ABAV Exclusive (turismo de luxo) e o ABAV Creators (economia digital), a feira reafirmou que o turismo contemporâneo é plural, inovador e profundamente humano.


            A ABAV Expo 2025 não apenas projetou o Brasil para o mundo, mas também devolveu aos brasileiros — especialmente aos que vivem nos destinos turísticos — a certeza de que o turismo pode ser uma ferramenta de transformação social, cultural e econômica.



            O Jornal e Editora Alecrim agradece também a infraestrutura disponibilizada pela ABAV à imprensa, que nos proporcionou suporte para organização do material jornalístico obtido por nossa equipe e a elaboração da presente matéria.


Comentários

Postagens mais visitadas