domingo, 16 de agosto de 2020

TURISMO - QUIOSQUE DAS LENDAS

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR NO "QUIOSQUE DAS LENDAS"?  LEIA NOSSO ARTIGO DESSA SEMANA E DESCUBRA MAIS UM PONTO TURÍSTICO QUE VALE A PENA VISITAR EM TERESÓPOLIS!


Foto de Gustavo Lucena




     Nossa visita esta semana é a um lugar lindo e bastante visitado em Teresópolis, poucos são os que não conhecem pessoalmente, ou nunca ouviram falar sobre ele. 

    O “Quiosque das lendas”, também conhecido como “Mirante das Lendas” ou “Mirante da Granja Guarani”, fica localizado no bairro da Granja Guarani na cidade de Teresópolis, foi construído com arquitetura neocolonial no ano de 1929 pela família Guinle. 

    O mirante têm vista para a “Verruga do Frade”, uma formação rochosa muito conhecida na cidade de Teresópolis. A construção nos dias atuais é uma ruína, existe um projeto, segundo a prefeitura de Teresópolis, em processo adiantado, para a restauração do lugar. O que seria muito importante para fomentar o turismo na região, bem como melhorar as condições até mesmo de segurança dos visitantes. Infelizmente ela ainda não aconteceu e, até onde se sabe não possui prazo para acontecer. O projeto visa transformar a edificação e seu terreno em um ponto cultural e artístico da cidade.

     A construção é adornada com azulejos feitos em Portugal por Jorge Colaço, neles é possível apreciar algumas das lendas indígenas de tribos que viveram na cidade antes de todos nós, “O dilúvio”, “O Anhangá caçador”, “A moça que saiu para procurar marido” e “Como apareceu a noite”. 

    Existe uma riqueza sem precedentes da história da cidade de Teresópolis, desde as lendas indígenas dos povos que habitaram esta terra. Torcemos para que o projeto se torne de fato a ação de restauração da construção, ou mesmo da manutenção e limpeza de suas ruínas para que ainda enquanto ruína, possa ter a visitação dos turistas para sua apreciação de forma ainda mais segura, visto que, enquanto ruína sem a devida manutenção, a construção sofre as ações imperiosas do tempo. Contudo, ainda assim, é um lugar muito legal repleto de história e cultura para visitar.


foto: Gustavo Lucena




Pesquisa, texto e fotos: Gustavo Lucena



Gustavo Lucena de Melo é um escritor fluminense, nascido em Niterói, criado entre o subúrbio carioca e a serra teresopolitana. E reside desde sua tenra idade na cidade que lhe tomou o coração a cidade de Teresa, como também é conhecida.

GUSTAVO LUCENA, comanda a coluna TURISMO E NATUREZA, e a coluna POESIAS E CRÔNICAS, nos DOMINGOS e SEGUNDAS respectivamente.


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário