terça-feira, 15 de setembro de 2020

RECEITA DA SEMANA - LASANHA

     Quem conhece desenhos animados e histórias em quadrinhos logo associa a lasanha ao gato Garfield, um gatinho simpático e gorducho que morre de amores por este prato delicioso... Mas, você sabe a origem dessa iguaria?

    Os gregos deram origem a palavra “lasanon”, ela significa pote de quatro. Os romanos “pegaram emprestado” como “lasanum” e adaptaram para pote de cozinhar. Assim, os italianos utilizaram a palavra para definir o recipiente que faziam a comida, a lasanha.

     Contudo, ainda há um mistério a ser resolvido sobre a origem desse prato, pois tem-se evidências que um prato muito similar era servido na corte do Rei Ricardo II no século XIV.

Era conhecido como "loseyns" (lê-se lasan), esta receita também figurou no primeiro livro de receitas da Inglaterra.

     A lasanha foi primeiro documentada no século XIII, quando foi usado num prato às camadas, esta versão mais antiga não incluía tomate, pois este ainda não tinha sido descoberto pelos Europeus.



VAMOS À RECEITA

INGREDIENTES

1 massa de lasanha (pronta)

500 g de presunto

500 g de queijo mussarela

500 g carne moída

2 massa de tomate pronta

sal a gosto

pimenta-do-reino a gosto

orégano a gosto


MODO DE PREPARO


Cozinhe a massa da lasanha em aproximadamente em 2 litros de água por 5 minutos. Ou, se for massa que permita, (veja as instruções da embalagem) você pode colocar crua, e montar a lasanha adicionando o molho mais fluido, isto é: mais caldo.

Em uma panela cozinhe a carne moída, depois de cozida coloque molho de tomate, o sal e temperos a gosto.

Comece montando com uma camada de molho, a massa da lasanha, o presunto e o queijo

Faça esse processo até tudo terminar.

Aqueça o forno a 180º C durante 5 minutos.

Coloque a lasanha no forno de 20 a 30 minutos.

 

DICAS IMPORTANTES:

Dica: quando você for preparar a massa da lasanha preste muita atenção. Siga atentamente as instruções da caixa. Não deixe mais que o tempo previsto de cozimento. Se isso acontecer, sua lasanha poderá ficar muito mole e comprometer o resultado.





Todas as semanas vamos trazer novidades pra vocês, queridos leitores, esperamos que gostem e acompanhem o Jornal Alecrim, voltado para a arte, a cultura, o turismo e tudo aquilo que faz nossa vida ser mais saudável e feliz.

Cláudia Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário