segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

1º LIVRO DO ANO - RESENHA CREPÚSCULO - DESAFIO DE RELEITURA - PARTE 2

 RESENHANDO CREPÚSCULO 

 DESAFIO DE RELEITURA


by Cláudia Coelho










    Em novembro de 2021 a adaptação cinematográfica de Crepúsculo, da autora Stephanie Meyer, completa 13 anos. E, ano passado, lançou o livro Sol da Meia-noite que conta a história na visão da personagem Edward Cullen. Um convite a mais para a releitura da saga. 

    Para aqueles que só assistiram aos filmes, posso adiantar que há muito ainda a descobrir nos livros. Histórias de como as personagens da família Cullen foram transformadas em vampiros e o quão comovente é a história da "mãe" adotiva de Edward. Nessa nova visão dos vampiros modernos, estes que antes eram vistos como figuras "do mal", acabam mostrando-se mais humanizados, com conflitos familiares e existenciais o que, para o gosto adolescente e romântico acabaram por conquistar fãs. Sei que muita gente hoje em dia diz não gostar e fazem críticas negativas aos filmes e aos outros livros da saga. Contudo, sabe-se que na época, foi um estouro de vendas e bilheterias, que ultrapassam os 120 milhões. Então, deixe de lado seus preconceitos e mentes antiquadas e deixe-se contagiar pela doce magia do amor e da paixão adolescente. Afinal de contas, não custa nada sonhar, não é?

    O primeiro livro da saga, Crepúsculo, aborda o mito do vampiro, que vem sendo difundido desde os primórdios da literatura e a cada geração se tornam inovadores em detalhes e situações. Assim como na literatura, os filmes envolvendo o tema não ficaram atrás. 

    O livro traz a visão de uma adolescente, Isabella Swan ou "Bella", como enfatiza a preferência,  que por "força maior" precisa mudar-se para uma outra cidade. (E particularmente eu também passei por uma mudança dessas na época da adolescência) Nova cidade, nova escola, tendo que refazer laços. Bella tem 17 anos e mora com seu pai que é chefe da polícia local, da chuvosa cidadezinha de Forks. É uma típica e tímida adolescente, com baixa autoestima, e também um tanto teimosa... No livro ela se apresenta mais determinada e enfrenta Edward e as situações, no filme, ela mostra-se mais frágil, o que acaba quase tornando duas "Bellas" com personalidades diferentes. O que elas tem em comum é o fato de se apaixonarem por um colega de classe bem misterioso. A atmosfera do livro revela-se sombria e romântica, deixando espaço é claro, para a vontade de descobrir mais sobre as personagens, o que facilitou, certamente, o alcance de vendas dos outros títulos da saga.

    Já na "ala" dos mocinhos, encontramos Edward Cullen, que junto a quatro irmãos compuseram os filhos adotivos do Dr. Carlise, um médico conceituado na cidade e Esme, uma bela mulher.  Ao envolver-se com Edward e descobrir seu segredo Bella acaba passando por aventuras boas e também perigosas. Ela descobre que seria capaz de qualquer coisa para não perder o grande amor de sua vida. 

    Para aqueles que não tem paciência para reler eu indico o livro Sol da Meia-Noite que conta a versão da história pelo ponto de vista do vampiro, ou ainda a versão "Vida e Morte", que muda os gêneros das personagens do romance. Já que eu estou fazendo a releitura da saga, deixarei estes para o fim.  E, enquanto isso, se você está participando junto comigo da releitura, conte aí o que achou de reler o Crepúsculo, ou as suas opiniões sobre o livro e o filme.


    Você sabia que o filme baseado nesse livro, Crepúsculo, lançado em 2008 custou cerca de US$ 37 milhões e arrecadou mais de dez vezes esse valor durante as exibições em todo o planeta? A diretora do filme, Catherine Hardwcke lançou ao estrelato jovens praticamente desconhecidos: Kristen Stewart (que eu conhecia do filme Zathura: Aventura no Espaço - uma versão espacial de Jumanji) e o vampiro mais amado da década de 2000 com o ator Robert Pattinson.  


    No desafio dessa semana, convido a você a postar uma foto do livro e/ou filme com as personagens, citando as partes que mais gostou. Marque @claudiacoelhoautora que vou repostar nos meus stories marcando você!




Nenhum comentário:

Postar um comentário