Pular para o conteúdo principal

1º LIVRO DO ANO - RESENHA CREPÚSCULO - DESAFIO DE RELEITURA - PARTE 2

 RESENHANDO CREPÚSCULO 

 DESAFIO DE RELEITURA


by Cláudia Coelho










    Em novembro de 2021 a adaptação cinematográfica de Crepúsculo, da autora Stephanie Meyer, completa 13 anos. E, ano passado, lançou o livro Sol da Meia-noite que conta a história na visão da personagem Edward Cullen. Um convite a mais para a releitura da saga. 

    Para aqueles que só assistiram aos filmes, posso adiantar que há muito ainda a descobrir nos livros. Histórias de como as personagens da família Cullen foram transformadas em vampiros e o quão comovente é a história da "mãe" adotiva de Edward. Nessa nova visão dos vampiros modernos, estes que antes eram vistos como figuras "do mal", acabam mostrando-se mais humanizados, com conflitos familiares e existenciais o que, para o gosto adolescente e romântico acabaram por conquistar fãs. Sei que muita gente hoje em dia diz não gostar e fazem críticas negativas aos filmes e aos outros livros da saga. Contudo, sabe-se que na época, foi um estouro de vendas e bilheterias, que ultrapassam os 120 milhões. Então, deixe de lado seus preconceitos e mentes antiquadas e deixe-se contagiar pela doce magia do amor e da paixão adolescente. Afinal de contas, não custa nada sonhar, não é?

    O primeiro livro da saga, Crepúsculo, aborda o mito do vampiro, que vem sendo difundido desde os primórdios da literatura e a cada geração se tornam inovadores em detalhes e situações. Assim como na literatura, os filmes envolvendo o tema não ficaram atrás. 

    O livro traz a visão de uma adolescente, Isabella Swan ou "Bella", como enfatiza a preferência,  que por "força maior" precisa mudar-se para uma outra cidade. (E particularmente eu também passei por uma mudança dessas na época da adolescência) Nova cidade, nova escola, tendo que refazer laços. Bella tem 17 anos e mora com seu pai que é chefe da polícia local, da chuvosa cidadezinha de Forks. É uma típica e tímida adolescente, com baixa autoestima, e também um tanto teimosa... No livro ela se apresenta mais determinada e enfrenta Edward e as situações, no filme, ela mostra-se mais frágil, o que acaba quase tornando duas "Bellas" com personalidades diferentes. O que elas tem em comum é o fato de se apaixonarem por um colega de classe bem misterioso. A atmosfera do livro revela-se sombria e romântica, deixando espaço é claro, para a vontade de descobrir mais sobre as personagens, o que facilitou, certamente, o alcance de vendas dos outros títulos da saga.

    Já na "ala" dos mocinhos, encontramos Edward Cullen, que junto a quatro irmãos compuseram os filhos adotivos do Dr. Carlise, um médico conceituado na cidade e Esme, uma bela mulher.  Ao envolver-se com Edward e descobrir seu segredo Bella acaba passando por aventuras boas e também perigosas. Ela descobre que seria capaz de qualquer coisa para não perder o grande amor de sua vida. 

    Para aqueles que não tem paciência para reler eu indico o livro Sol da Meia-Noite que conta a versão da história pelo ponto de vista do vampiro, ou ainda a versão "Vida e Morte", que muda os gêneros das personagens do romance. Já que eu estou fazendo a releitura da saga, deixarei estes para o fim.  E, enquanto isso, se você está participando junto comigo da releitura, conte aí o que achou de reler o Crepúsculo, ou as suas opiniões sobre o livro e o filme.


    Você sabia que o filme baseado nesse livro, Crepúsculo, lançado em 2008 custou cerca de US$ 37 milhões e arrecadou mais de dez vezes esse valor durante as exibições em todo o planeta? A diretora do filme, Catherine Hardwcke lançou ao estrelato jovens praticamente desconhecidos: Kristen Stewart (que eu conhecia do filme Zathura: Aventura no Espaço - uma versão espacial de Jumanji) e o vampiro mais amado da década de 2000 com o ator Robert Pattinson.  


    No desafio dessa semana, convido a você a postar uma foto do livro e/ou filme com as personagens, citando as partes que mais gostou. Marque @claudiacoelhoautora que vou repostar nos meus stories marcando você!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECEITA DA SEMANA - PUDIM

 OBA!!!! Eu amo doces... então esta semana trouxe uma delícia para a sobremesa! Pudim!!! VOCÊ SABIA? O Pudim veio de Portugal, surgindo no século XVI em conventos portugueses. Naquela época não existia o leite condensado, então usava-se o leite comum, ovos, farinha, açúcar e favas de baunilha! Os brasileiros amaram o doce, e não era para menos, fomos colonizados pelos portugueses, então, muitas iguarias acabaram por fazer parte da culinária brasileira.   O Pudim recebeu esse nome por sua consistência  cremosa e doce e devido a sua  cor. Essa receita era muito apreciada por todos e com o tempo as receitas foram evoluindo e com o surgimento do leite condensado veio a ideia de acrescentar essa novidade doce na receita tradicional.   O pudim não é mais o mesmo, ganhou um sabor bem mais adocicado que o primeiro feito em Portugal. Hoje, você encontra pudim de tudo quanto sabor, enfim, o pudim se revolucionou e ganhou versões e não param de conquistar nosso paladar!    INGREDIENTES:

Natal com Jornal e Editora Alecrim! Com Sheila Stiller

  Vamos celebrar o Natal com positividade e muito amor! Convidamos parceiros e artistas para uma série de vídeos onde, com muito carinho, cada um deixou uma mensagem especial para você! Faça parte dessa corrente de amor e felicidade, compartilhe e deixe as redes sociais com muitas mensagens natalinas!! Bem vindos ao canal, aqui vocês encontram muita arte, cultura e literatura. Cada playlist aborda uma temática própria que vai desde entrevistas com artistas e profissionais de várias áreas de interesse, até a realização de projetos culturais e literários, sempre abordando o que temos de melhor para oferecer. Inscreva-se em nosso canal e faça parte desse movimento em prol do conhecimento, valorização e muita energia positiva! Nosso intuito é motivar, aprender e compartilhar bons momentos e boas ações em todos os lugares. Espero que você goste, deixe suas sugestões e compartilhe os vídeos para seus amigos. Contamos com vocês! Não deixe de curtir, se inscrever no canal e compartilhar par

Série Roteiros Turísticos em Teresópolis

  Série Roteiros Turísticos em Teresópolis (City Tour)                Na série roteiros turísticos em Teresópolis, vamos falar sobre segmentos que são trabalhados na cidade. Começaremos com o city tour, por ser um dos mais demandados por agências, operadores e turistas em geral, falo aqui por experiência própria: trabalho como guia de turismo há 8 anos e como agente de viagens fazem 7 anos ao fundar uma das primeiras agências de receptivo do município que é a Notur Travel. Ao longo do tempo foram surgindo outros receptivos (antes do meu já havia alguns, assim como outros guias de turismo). Porém, não era trabalhado o turismo receptivo na cidade, ou era muito pouco trabalhado. Dessa forma, fomos criando os nossos roteiros e o city tour foi o primeiro deles, onde fomos estudando e mapeando os principais atrativos na zona urbana de Teresópolis, um longo e eterno aprendizado que nunca para. Foram selecionados alguns atrativos que já despertavam a atenção dos visitantes e outros com p