Pular para o conteúdo principal

MODA E ESTILO COM LUCIANA BARBOSA - 006 - A História da Moda

O início do vestuário e da confecção de roupas



    Você já parou para refletir quando foi que homens e mulheres começaram a pensar em se vestir?

     Na pré-história os nômades se deslocavam continuamente, em busca de caça. Segundo estudiosos dessas sociedades, homens e mulheres já cobriam o corpo nessa época, tendo confeccionado as primeiras roupas com uma mistura de folhas, fibras de vegetais e pelos prensados, constituindo assim um material parecido com o que hoje conhecemos como feltro. 

    Mais tarde, incorporaram à vestimenta peles de animais que caçavam para comer. A fixação do homem à terra, permitiu a formação de povos sedentários, com o  desenvolvimento da agricultura possibilitou o cultivo, por exemplo, do linho, e descobertas como essa influenciaram a modificação de costumes, entre eles os relacionados ao vestuário,  alterando a confecção das roupas.

    Em cada período histórico e em cada lugar, a roupa foi confeccionada de maneira diferente, evidenciando, ora mais, ora menos, as formas do corpo das pessoas. 

    É possível pensar em roupas como uma espécie de preservação da vida, trata-se de uma proteção contra o frio ou o calor. Mas o que era e ainda é uma necessidade vital passou a se transformar, com o tempo, em um tipo de identidade pessoal .


Espero que tenha gostado de saber um pouquinho da história da moda.

Quer vestir suas ideias? No meu canal te dou várias aulas, para você desenvolver a arte da costura. Aproveita que agora temos milhares de tecidos lindos no mercado esperando para se transformar em peças maravilhosas.


Clique Aqui e assista no Youtube






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECEITA DA SEMANA - PUDIM

 OBA!!!! Eu amo doces... então esta semana trouxe uma delícia para a sobremesa! Pudim!!! VOCÊ SABIA? O Pudim veio de Portugal, surgindo no século XVI em conventos portugueses. Naquela época não existia o leite condensado, então usava-se o leite comum, ovos, farinha, açúcar e favas de baunilha! Os brasileiros amaram o doce, e não era para menos, fomos colonizados pelos portugueses, então, muitas iguarias acabaram por fazer parte da culinária brasileira.   O Pudim recebeu esse nome por sua consistência  cremosa e doce e devido a sua  cor. Essa receita era muito apreciada por todos e com o tempo as receitas foram evoluindo e com o surgimento do leite condensado veio a ideia de acrescentar essa novidade doce na receita tradicional.   O pudim não é mais o mesmo, ganhou um sabor bem mais adocicado que o primeiro feito em Portugal. Hoje, você encontra pudim de tudo quanto sabor, enfim, o pudim se revolucionou e ganhou versões e não param de conquistar nosso paladar!    INGREDIENTES:

Natal com Jornal e Editora Alecrim! Com Sheila Stiller

  Vamos celebrar o Natal com positividade e muito amor! Convidamos parceiros e artistas para uma série de vídeos onde, com muito carinho, cada um deixou uma mensagem especial para você! Faça parte dessa corrente de amor e felicidade, compartilhe e deixe as redes sociais com muitas mensagens natalinas!! Bem vindos ao canal, aqui vocês encontram muita arte, cultura e literatura. Cada playlist aborda uma temática própria que vai desde entrevistas com artistas e profissionais de várias áreas de interesse, até a realização de projetos culturais e literários, sempre abordando o que temos de melhor para oferecer. Inscreva-se em nosso canal e faça parte desse movimento em prol do conhecimento, valorização e muita energia positiva! Nosso intuito é motivar, aprender e compartilhar bons momentos e boas ações em todos os lugares. Espero que você goste, deixe suas sugestões e compartilhe os vídeos para seus amigos. Contamos com vocês! Não deixe de curtir, se inscrever no canal e compartilhar par

Série Roteiros Turísticos em Teresópolis

  Série Roteiros Turísticos em Teresópolis (City Tour)                Na série roteiros turísticos em Teresópolis, vamos falar sobre segmentos que são trabalhados na cidade. Começaremos com o city tour, por ser um dos mais demandados por agências, operadores e turistas em geral, falo aqui por experiência própria: trabalho como guia de turismo há 8 anos e como agente de viagens fazem 7 anos ao fundar uma das primeiras agências de receptivo do município que é a Notur Travel. Ao longo do tempo foram surgindo outros receptivos (antes do meu já havia alguns, assim como outros guias de turismo). Porém, não era trabalhado o turismo receptivo na cidade, ou era muito pouco trabalhado. Dessa forma, fomos criando os nossos roteiros e o city tour foi o primeiro deles, onde fomos estudando e mapeando os principais atrativos na zona urbana de Teresópolis, um longo e eterno aprendizado que nunca para. Foram selecionados alguns atrativos que já despertavam a atenção dos visitantes e outros com p