O início do vestuário e da confecção de roupas
Você já parou para refletir quando foi que homens e mulheres começaram a pensar em se vestir?
Na pré-história os nômades se deslocavam continuamente, em busca de caça. Segundo estudiosos dessas sociedades, homens e mulheres já cobriam o corpo nessa época, tendo confeccionado as primeiras roupas com uma mistura de folhas, fibras de vegetais e pelos prensados, constituindo assim um material parecido com o que hoje conhecemos como feltro.
Mais tarde, incorporaram à vestimenta peles de animais que caçavam para comer. A fixação do homem à terra, permitiu a formação de povos sedentários, com o desenvolvimento da agricultura possibilitou o cultivo, por exemplo, do linho, e descobertas como essa influenciaram a modificação de costumes, entre eles os relacionados ao vestuário, alterando a confecção das roupas.
Em cada período histórico e em cada lugar, a roupa foi confeccionada de maneira diferente, evidenciando, ora mais, ora menos, as formas do corpo das pessoas.
É possível pensar em roupas como uma espécie de preservação da vida, trata-se de uma proteção contra o frio ou o calor. Mas o que era e ainda é uma necessidade vital passou a se transformar, com o tempo, em um tipo de identidade pessoal .
Espero que tenha gostado de saber um pouquinho da história da moda.
Quer vestir suas ideias? No meu canal te dou várias aulas, para você desenvolver a arte da costura. Aproveita que agora temos milhares de tecidos lindos no mercado esperando para se transformar em peças maravilhosas.
Clique Aqui e assista no Youtube
Nenhum comentário:
Postar um comentário