terça-feira, 16 de março de 2021

MODA E ESTILO COM LUCIANA BARBOSA - 006 - A História da Moda

O início do vestuário e da confecção de roupas



    Você já parou para refletir quando foi que homens e mulheres começaram a pensar em se vestir?

     Na pré-história os nômades se deslocavam continuamente, em busca de caça. Segundo estudiosos dessas sociedades, homens e mulheres já cobriam o corpo nessa época, tendo confeccionado as primeiras roupas com uma mistura de folhas, fibras de vegetais e pelos prensados, constituindo assim um material parecido com o que hoje conhecemos como feltro. 

    Mais tarde, incorporaram à vestimenta peles de animais que caçavam para comer. A fixação do homem à terra, permitiu a formação de povos sedentários, com o  desenvolvimento da agricultura possibilitou o cultivo, por exemplo, do linho, e descobertas como essa influenciaram a modificação de costumes, entre eles os relacionados ao vestuário,  alterando a confecção das roupas.

    Em cada período histórico e em cada lugar, a roupa foi confeccionada de maneira diferente, evidenciando, ora mais, ora menos, as formas do corpo das pessoas. 

    É possível pensar em roupas como uma espécie de preservação da vida, trata-se de uma proteção contra o frio ou o calor. Mas o que era e ainda é uma necessidade vital passou a se transformar, com o tempo, em um tipo de identidade pessoal .


Espero que tenha gostado de saber um pouquinho da história da moda.

Quer vestir suas ideias? No meu canal te dou várias aulas, para você desenvolver a arte da costura. Aproveita que agora temos milhares de tecidos lindos no mercado esperando para se transformar em peças maravilhosas.


Clique Aqui e assista no Youtube






Nenhum comentário:

Postar um comentário