Pular para o conteúdo principal

Ponto do Saber - Uma viagem literária

Ponto do Saber - Uma viagem literária 

Inauguração do 3º  "Ponto de ônibus e de leitura" no Vale dos Lúcios

Reportagem exclusiva do Jornal Alecrim e Vitrine

     






    Nesta terça-feira, 15 de junho de 2021, estivemos na localidade do Vale dos Lúcios, interior de Teresópolis-RJ e acompanhamos a inauguração de mais um ponto de ônibus e de leitura, um projeto que une as várias formas de arte em um empreendimento que abraça a cultura teresopolitana. O projeto, idealizado pela APROLUC, Associação de Produtores Rurais do Vale dos Lúcios, junto a Rosana Martuchelli, reuniu a comunidade em prol de um trabalho que envolveu todos os participantes para o enaltecimento da cultura, da educação e da integração entre crianças e bairro, trazendo um colorido especial a linda região.
    O projeto, que estreou em março deste ano com a inauguração do primeiro espaço,  conta agora com três pontos de ônibus construídos passo a passo com ajuda da comunidade, trazendo assim uma maior valorização e cuidado com os locais. Livros foram doados e organizados com muito carinho pelos moradores da região que abraçaram o projeto. Cada edição dos Pontos do Saber trouxe uma novidade, a cada inauguração uma surpresa ainda mais bonita. A decoração vai desde a padronização dos pontos até a limpeza e conservação do local. Para isso, inclusive, moradores se voluntariaram e ainda, entrou em ação um outro projeto instituído pela Prefeitura Municipal de Teresópolis, o "Gari Comunitário" que, além de um cuidado todo especial, também gera emprego para os participantes.






     Assim nasce o "PONTO DO SABER", um ponto de ônibus e de leitura, onde as crianças da comunidade podem ler enquanto esperam o ônibus. As pessoas podem ler, doar, trocar livros, despertando nos moradores do Vale dos Lúcios o interesse pela leitura.
    Em cada uma das inaugurações estiveram presentes a comunidade e as autoridades teresopolitanas, como vereadores, secretários e nesta última, o prefeito Vinicius Claussen, cuja esposa, Paula Schutte, contribuiu pessoalmente para o projeto juntando-se ao voluntariado para a pintura e decoração do ponto, o que mostrou a valorização das artes manuais e visuais. 





   Para nós, do Jornal Alecrim, que valorizamos cada passo, mesmo que pequeno, em direção à cultura, à literatura e à educação, é um prazer fazer esta cobertura, pois nos traz esperanças de dias melhores, diante de tantos acontecimentos que passamos no país e no mundo. 
    Estiveram presentes, nesta edição, Paula Saldanha,  jornalista, apresentadora, escritora, ilustradora e ambientalista brasileira onde, com participação ativa no projeto também sorteou livros para os presentes, além de vídeos dos seus documentários. Paula Saldanha tornou-se referência da documentação e conscientização sobre as riquezas naturais, étnicas e culturais do Brasil, o que lhe rendeu prêmios e homenagens no país e no exterior.  Contamos também com a  presença dos escritores teresopolitanos, Cláudia Coelho e Gustavo Lucena, editores e representantes da Academia Teresopolitana de Letras, que doaram suas obras para abrilhantar junto aos diversos livros expostos nos locais.
    O Jornal Alecrim deseja a APROLUC e a toda a comunidade muito sucesso em seus projetos e que mais movimentos em prol da cultura, da arte e principalmente da literatura sejam apoiados e valorizados pela população teresopolitana e suas autoridades. 
    Acompanhe a cobertura completa no programa Vitrine na Teresópolis TV, canal 13 e nas redes sociais do Jornal Alecrim.









    

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECEITA DA SEMANA - PUDIM

 OBA!!!! Eu amo doces... então esta semana trouxe uma delícia para a sobremesa! Pudim!!! VOCÊ SABIA? O Pudim veio de Portugal, surgindo no século XVI em conventos portugueses. Naquela época não existia o leite condensado, então usava-se o leite comum, ovos, farinha, açúcar e favas de baunilha! Os brasileiros amaram o doce, e não era para menos, fomos colonizados pelos portugueses, então, muitas iguarias acabaram por fazer parte da culinária brasileira.   O Pudim recebeu esse nome por sua consistência  cremosa e doce e devido a sua  cor. Essa receita era muito apreciada por todos e com o tempo as receitas foram evoluindo e com o surgimento do leite condensado veio a ideia de acrescentar essa novidade doce na receita tradicional.   O pudim não é mais o mesmo, ganhou um sabor bem mais adocicado que o primeiro feito em Portugal. Hoje, você encontra pudim de tudo quanto sabor, enfim, o pudim se revolucionou e ganhou versões e não param de conquistar nosso paladar!    INGREDIENTES:

Natal com Jornal e Editora Alecrim! Com Sheila Stiller

  Vamos celebrar o Natal com positividade e muito amor! Convidamos parceiros e artistas para uma série de vídeos onde, com muito carinho, cada um deixou uma mensagem especial para você! Faça parte dessa corrente de amor e felicidade, compartilhe e deixe as redes sociais com muitas mensagens natalinas!! Bem vindos ao canal, aqui vocês encontram muita arte, cultura e literatura. Cada playlist aborda uma temática própria que vai desde entrevistas com artistas e profissionais de várias áreas de interesse, até a realização de projetos culturais e literários, sempre abordando o que temos de melhor para oferecer. Inscreva-se em nosso canal e faça parte desse movimento em prol do conhecimento, valorização e muita energia positiva! Nosso intuito é motivar, aprender e compartilhar bons momentos e boas ações em todos os lugares. Espero que você goste, deixe suas sugestões e compartilhe os vídeos para seus amigos. Contamos com vocês! Não deixe de curtir, se inscrever no canal e compartilhar par

Série Roteiros Turísticos em Teresópolis

  Série Roteiros Turísticos em Teresópolis (City Tour)                Na série roteiros turísticos em Teresópolis, vamos falar sobre segmentos que são trabalhados na cidade. Começaremos com o city tour, por ser um dos mais demandados por agências, operadores e turistas em geral, falo aqui por experiência própria: trabalho como guia de turismo há 8 anos e como agente de viagens fazem 7 anos ao fundar uma das primeiras agências de receptivo do município que é a Notur Travel. Ao longo do tempo foram surgindo outros receptivos (antes do meu já havia alguns, assim como outros guias de turismo). Porém, não era trabalhado o turismo receptivo na cidade, ou era muito pouco trabalhado. Dessa forma, fomos criando os nossos roteiros e o city tour foi o primeiro deles, onde fomos estudando e mapeando os principais atrativos na zona urbana de Teresópolis, um longo e eterno aprendizado que nunca para. Foram selecionados alguns atrativos que já despertavam a atenção dos visitantes e outros com p