sábado, 13 de novembro de 2021

PARCEIROS JORNAL E EDITORA ALECRIM - TUDO JUNTO E MISTURADO - ARTESANATO - LENI DUQUE - em NOVEMBRO 13, 2021

 


 

DESCOBRINDO O ARTESANATO -
Leni Duque – Cláudia Coelho
novembro – 2021

 

ARTESANATO

 

Na estreia da coluna sobre artesanato, convidamos nossa parceira do @juntoemisturado.artesanato para compor as informações e dicas sobre esse tema que vem conquistando cada dia mais o público brasileiro e internacional. A artesã Leni Duque criou a loja cooperativada @juntoemisturado.artesanato onde, com mais artesãos e artesãs, expõe seus trabalhos para o público conhecer e adquirir as lindas peças expostas. Dentre os artesãos estão também artistas plásticos e feras nas artes manuais como a Costura Criativa, há também os trabalhos da Cláudia Coelho (@claudiacoelhoautora) e do Jaê – Arte no palito, entre muitos outros.





Mas, o que é ARTESANATO?

 

O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Geralmente, os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de sua própria casa ou em uma pequena oficina.

 



Quando começou o artesanato?

Um pouco da história ...

 

 O artesanato é praticado desde o período antigo, denominado Neolítico, quando poliam pedras para fabricar armas e objetos de caça e pesca, cerâmica para guardar alimentos e tecelagem para fabricar redes, roupas e colchas.

A partir da Revolução Industrial, que iniciou na Inglaterra, o artesanato foi fortemente desvalorizado, deixou de ser tão importante, já que neste período capitalista o trabalho foi dividido colocando determinadas pessoas para realizarem funções específicas, essas deixaram de participar de todo o processo de fabricação. Além disso, os artesãos eram submetidos à péssimas condições de trabalho e baixa remuneração. Este processo de divisão de trabalho recebeu o nome de linha de montagem.

 

 


 

- QUER SABER MAIS? ACOMPANHE NOSSA COLUNA POR AQUI!!

 

Acompanhe nossos artigos, mês que vem tem mais ARTESANATO para você!!

Siga-nos nas redes sociais:  @juntoemisturado.artesanato

E assista nossos vídeos no canal do youtube

 

 


Quer saber mais? Acompanhe nossa coluna aqui no Jornal Alecrim!!! 

 

Conheça o @juntoemisturado.artesanato, aqui você encontra lindos materiais e peças para presentear!






Nenhum comentário:

Postar um comentário