Pular para o conteúdo principal

PARCEIROS JORNAL E EDITORA ALECRIM - TUDO JUNTO E MISTURADO - ARTESANATO - LENI DUQUE - em NOVEMBRO 13, 2021

 


 

DESCOBRINDO O ARTESANATO -
Leni Duque – Cláudia Coelho
novembro – 2021

 

ARTESANATO

 

Na estreia da coluna sobre artesanato, convidamos nossa parceira do @juntoemisturado.artesanato para compor as informações e dicas sobre esse tema que vem conquistando cada dia mais o público brasileiro e internacional. A artesã Leni Duque criou a loja cooperativada @juntoemisturado.artesanato onde, com mais artesãos e artesãs, expõe seus trabalhos para o público conhecer e adquirir as lindas peças expostas. Dentre os artesãos estão também artistas plásticos e feras nas artes manuais como a Costura Criativa, há também os trabalhos da Cláudia Coelho (@claudiacoelhoautora) e do Jaê – Arte no palito, entre muitos outros.





Mas, o que é ARTESANATO?

 

O artesanato é uma técnica manual utilizada para produzir objetos feitos a partir de matéria-prima natural. Geralmente, os artesanatos são fabricados por famílias, dentro de sua própria casa ou em uma pequena oficina.

 



Quando começou o artesanato?

Um pouco da história ...

 

 O artesanato é praticado desde o período antigo, denominado Neolítico, quando poliam pedras para fabricar armas e objetos de caça e pesca, cerâmica para guardar alimentos e tecelagem para fabricar redes, roupas e colchas.

A partir da Revolução Industrial, que iniciou na Inglaterra, o artesanato foi fortemente desvalorizado, deixou de ser tão importante, já que neste período capitalista o trabalho foi dividido colocando determinadas pessoas para realizarem funções específicas, essas deixaram de participar de todo o processo de fabricação. Além disso, os artesãos eram submetidos à péssimas condições de trabalho e baixa remuneração. Este processo de divisão de trabalho recebeu o nome de linha de montagem.

 

 


 

- QUER SABER MAIS? ACOMPANHE NOSSA COLUNA POR AQUI!!

 

Acompanhe nossos artigos, mês que vem tem mais ARTESANATO para você!!

Siga-nos nas redes sociais:  @juntoemisturado.artesanato

E assista nossos vídeos no canal do youtube

 

 


Quer saber mais? Acompanhe nossa coluna aqui no Jornal Alecrim!!! 

 

Conheça o @juntoemisturado.artesanato, aqui você encontra lindos materiais e peças para presentear!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

DIA DO AMIGO

Hoje o Jornal Alecrim traz uma poesia em homenagem ao dia do amigo, inédita e fresquinha, para inaugurar a coluna das segundas-feiras que trará poesias, poemas e dicas de livros pra você! Agradecemos a sua companhia nas nossas redes e brindamos aos novos amigos e aos antigos, que a amizade dure sempre!   DIA DO AMIGO   Hoje é dia do amigo, Disseram as redes sociais... Mas, pra mim amigo é todo dia E todos os dias chegam mais...   Há aqueles que conheço desde o meu nascimento Há os novos, os que nunca vi, e os de um só momento Amizade é o mais puro sentimento Amigo que é amigo, nos põe em movimento.   Somos amigos da Terra, do planeta em um só coração E rezamos juntos pela cura da nação. A nação, não só de um país, mas da Terra, em união Trazendo novos pensamentos e quem sabe mais ação   Hoje estamos impedidos De abraçar, de beijar Mas ainda há música nos ouvidos E palavras que vêm nos visitar   As redes sociais, a voz no telefone Tudo

RECEITA DA SEMANA - PUDIM

 OBA!!!! Eu amo doces... então esta semana trouxe uma delícia para a sobremesa! Pudim!!! VOCÊ SABIA? O Pudim veio de Portugal, surgindo no século XVI em conventos portugueses. Naquela época não existia o leite condensado, então usava-se o leite comum, ovos, farinha, açúcar e favas de baunilha! Os brasileiros amaram o doce, e não era para menos, fomos colonizados pelos portugueses, então, muitas iguarias acabaram por fazer parte da culinária brasileira.   O Pudim recebeu esse nome por sua consistência  cremosa e doce e devido a sua  cor. Essa receita era muito apreciada por todos e com o tempo as receitas foram evoluindo e com o surgimento do leite condensado veio a ideia de acrescentar essa novidade doce na receita tradicional.   O pudim não é mais o mesmo, ganhou um sabor bem mais adocicado que o primeiro feito em Portugal. Hoje, você encontra pudim de tudo quanto sabor, enfim, o pudim se revolucionou e ganhou versões e não param de conquistar nosso paladar!    INGREDIENTES:

Natal com Jornal e Editora Alecrim! Com Sheila Stiller

  Vamos celebrar o Natal com positividade e muito amor! Convidamos parceiros e artistas para uma série de vídeos onde, com muito carinho, cada um deixou uma mensagem especial para você! Faça parte dessa corrente de amor e felicidade, compartilhe e deixe as redes sociais com muitas mensagens natalinas!! Bem vindos ao canal, aqui vocês encontram muita arte, cultura e literatura. Cada playlist aborda uma temática própria que vai desde entrevistas com artistas e profissionais de várias áreas de interesse, até a realização de projetos culturais e literários, sempre abordando o que temos de melhor para oferecer. Inscreva-se em nosso canal e faça parte desse movimento em prol do conhecimento, valorização e muita energia positiva! Nosso intuito é motivar, aprender e compartilhar bons momentos e boas ações em todos os lugares. Espero que você goste, deixe suas sugestões e compartilhe os vídeos para seus amigos. Contamos com vocês! Não deixe de curtir, se inscrever no canal e compartilhar par