domingo, 12 de dezembro de 2021

PARCEIROS JORNAL E EDITORA ALECRIM - CRISTINA MALAFAIA - DONA SANTA - em dezembro 12, 2021

 BONECAS DE PANO -

Cristina Malafaia

dezembro – 2021

 

A IMPORTÂNCIA DE PRESENTEAR COM BONECAS DE PANO 



    A boneca é um brinquedo bem antigo. No entanto, nem todos conhecem a importância de brincar de boneca para o desenvolvimento infantil. Primeiramente, precisamos dizer que a criança enquanto brinca, recria situações pelas quais passa ou que está tentando resolver.





 A boneca é a representação simbólica do ser humano e permite assumir muitos papéis: o de mãe, o de irmã, de avó, de tia, de professora... "Se a criança recria o que vive, ela recria também o afeto que recebe e assume o papel dos cuidadores" (PIAGET, 1997). Então, brincando de boneca, a criança exercita o afeto e todo esse processo a ajuda as estreitar as relações de cuidado e respeito. Esse aprendizado é garantido inclusive, para experiências futuras.

 


 

Muitas vezes, as bonecas são vistas como uma companheira consoladora por crianças que se encontram em um ambiente familiar pouco saudável, proporcionando um alívio aos seus problemas e à solidão. As historinhas por elas criadas refletem a forma como veem o mundo e como gostariam que o mesmo fosse e,  através das brincadeiras, transformam sua dura realidade em um mundo de fantasia, um ambiente perfeito. Algumas pesquisas afirmam que a brincadeira pode ser utilizada como um método terapêutico, uma vez que permitem que as crianças expressem ideias e sentimentos íntimos que muitas vezes não conseguem expressar por meio de palavras.

 


É importante ainda dizer que "brincar de boneca" não tem só relação com o fato de ser menina ou menino. Todos os brinquedos são importantes para o desenvolvimento da criança. Mas lembre-se que é importante acompanhar a criança no processo da brincadeira! Este acompanhamento pode ser válido para saber se ela está passando por algum problema. Para isto ser possível, não podemos interferir na brincadeira, devemos deixar que eles conduzam a história.



Acompanhe nossos artigos, mês que vem tem mais BONECAS DE PANO para você!!

Siga-nos nas redes sociais:  @cristinadonasanta

E assista nossos vídeos no canal do youtube:

 

 

Quer saber mais? Acompanhe nossa coluna aqui no Jornal Alecrim!!! 

 

Conheça o @cristinadonasanta, aqui você encontra aulas, dicas, e cursos incríveis!

 


#costuracriativa

#bonecasdepano




Nenhum comentário:

Postar um comentário