Série Roteiros Turísticos em Teresópolis - I

 








Série Roteiros Turísticos em Teresópolis

(Turismo Cultural no bairro da Várzea)

 

            Continuando nossa série Roteiros Turísticos em Teresópolis, hoje vamos falar sobre o turismo cultural em Teresópolis, mais especificamente do turismo cultural no centro da cidade ou Várzea, os dois nomes são válidos. Teresópolis tem rica história, assim como patrimônios culturais materiais, imateriais e naturais, sendo que na várzea existem alguns e que representam parte da história local. 

       Mas, o que vem a ser turismo cultural? Esse segmento turístico contribui na preservação destes bens, da memória coletiva e também das memórias individuais, dos territórios onde é desenvolvido, inclusive esse conjunto de bens culturais constitui o que chamamos de paisagens culturais. Os patrimônios culturais são por exemplo antigos casarios (com o turismo cultural muitos se tornaram museus, centros culturais, restaurantes, etc), obras de arte, livros, estátuas, bustos; já os patrimônios imateriais são a gastronomia (uma receita de determinado prato da localidade, uma bebida tradicional), festas, músicas, artesanato, ou seja, são os modos dos saberes e fazeres, é a cultura que denominamos de cultura popular; já os patrimônios naturais são o meio ambiente, a natureza, como os parques onde são preservadas espécimes de plantas, animais, insetos, tudo isso dentro de áreas protegidas por lei.

             No centro de Teresópolis temos bens culturais como a Taberna Alpina que é um dos restaurantes mais antigos da cidade, a Casa da Memória Arthur Dalmasso onde fica o Serviço de Proteção ao Patrimônio Histórico e Artístico da cidade, além de exposições temporárias e permanentes, a Padaria Império que foi um antigo cinema, o Palacete Granado (Sesc Teresópolis), a praça Balthazar da Silveira, mais conhecida como praça da matriz por causa da Igreja Matriz de Santa Teresa, o Várzea Palace Hotel que é o hotel mais antigo do município e ainda em atividade, o Palácio Teresa Cristina que é a sede da Prefeitura da cidade, a Feira Agroecológica onde nas quartas e sábados são comercializados frutas, verduras e legumes orgânicos, ouvindo música e saboreando um suco de maçã, entre outros patrimônios.

             Em 2016, a Notur Travel começou a trabalhar um circuito cultural a pé na Várzea, onde percorremos parte do bairro para conhecer a história dele, de seus atrativos, personagens em um roteiro com duração aproximada de duas horas. Em alguns roteiros finalizamos ele em um dos típicos restaurantes da área. 

            Quer saber mais? Nós da Notur Travel estamos à disposição de vocês para fazer este roteiro e outros também. Juntem-se a gente! Próximos artigos vamos abordar outros segmentos turísticos. Até breve!

 

 

Artur Esteves

Guia de turismo, agente de viagens dono da agência de receptivo Notur Travel, consultor de empresas nas área de turismo e cultura.




@arturesteves2020

https://www.instagram.com/notur.travel/

https://www.facebook.com/noturtravel

Comentários