Pular para o conteúdo principal

Encontro dos Institutos Históricos do Estado do Rio de Janeiro

 

Encontro dos Institutos Históricos do Estado do Rio de Janeiro


 

       Na segunda-feira, dia 21/11, ocorreu encontro dos Institutos Históricos do Estado do Rio de Janeiro na sede do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na cidade do Rio de Janeiro, onde representantes de cada instituto apresentaram seus projetos dentro de seus respectivos municípios. Teresópolis esteve presente através do Instituto Histórico e Geográfico de Teresópolis, sendo nosso representante o doutor Jorge Ferradeira presidente do instituto, o qual apresentou os projetos desenvolvidos ao longo do ano de 2022 pelo IHGT como o curso da história de Teresópolis e o curso da história da medicina, assim como o histórico da criação do instituto. Junto com o presidente doutor Ferradeira, estiveram também presentes pelo IHGT os seguintes sócios: Antônio Seixas secretário-geral, Artur Esteves Tesoureiro, João Paulo Chevrand e Adriana Vilhena. O evento foi muito importante, pois também visou aproximar os institutos com as trocas de experiências e conhecimentos históricos, sendo útil também no sentido dos membros de cada instituto conhecerem uns aos outros para futuras parcerias. Institutos que estiveram presentes: Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goitacazes, o de Duque de Caxias, Iguaba Grande, Vassouras, Niterói, Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, Petrópolis e o anfitrião Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro. Muitas pesquisas bastante relevantes, umas já desenvolvidas e outras em fase de desenvolvimento e que certamente irão trazer bons frutos para nossas populações.




colaborador:

Artur Esteves

Guia de turismo, agente de viagens dono da agência de receptivo Notur Travel, consultor de empresas nas áreas de turismo e cultura.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECEITA DA SEMANA - PUDIM

 OBA!!!! Eu amo doces... então esta semana trouxe uma delícia para a sobremesa! Pudim!!! VOCÊ SABIA? O Pudim veio de Portugal, surgindo no século XVI em conventos portugueses. Naquela época não existia o leite condensado, então usava-se o leite comum, ovos, farinha, açúcar e favas de baunilha! Os brasileiros amaram o doce, e não era para menos, fomos colonizados pelos portugueses, então, muitas iguarias acabaram por fazer parte da culinária brasileira.   O Pudim recebeu esse nome por sua consistência  cremosa e doce e devido a sua  cor. Essa receita era muito apreciada por todos e com o tempo as receitas foram evoluindo e com o surgimento do leite condensado veio a ideia de acrescentar essa novidade doce na receita tradicional.   O pudim não é mais o mesmo, ganhou um sabor bem mais adocicado que o primeiro feito em Portugal. Hoje, você encontra pudim de tudo quanto sabor, enfim, o pudim se revolucionou e ganhou versões e não param de conquistar nosso paladar!    INGREDIENTES:

Natal com Jornal e Editora Alecrim! Com Sheila Stiller

  Vamos celebrar o Natal com positividade e muito amor! Convidamos parceiros e artistas para uma série de vídeos onde, com muito carinho, cada um deixou uma mensagem especial para você! Faça parte dessa corrente de amor e felicidade, compartilhe e deixe as redes sociais com muitas mensagens natalinas!! Bem vindos ao canal, aqui vocês encontram muita arte, cultura e literatura. Cada playlist aborda uma temática própria que vai desde entrevistas com artistas e profissionais de várias áreas de interesse, até a realização de projetos culturais e literários, sempre abordando o que temos de melhor para oferecer. Inscreva-se em nosso canal e faça parte desse movimento em prol do conhecimento, valorização e muita energia positiva! Nosso intuito é motivar, aprender e compartilhar bons momentos e boas ações em todos os lugares. Espero que você goste, deixe suas sugestões e compartilhe os vídeos para seus amigos. Contamos com vocês! Não deixe de curtir, se inscrever no canal e compartilhar par

Série Roteiros Turísticos em Teresópolis

  Série Roteiros Turísticos em Teresópolis (City Tour)                Na série roteiros turísticos em Teresópolis, vamos falar sobre segmentos que são trabalhados na cidade. Começaremos com o city tour, por ser um dos mais demandados por agências, operadores e turistas em geral, falo aqui por experiência própria: trabalho como guia de turismo há 8 anos e como agente de viagens fazem 7 anos ao fundar uma das primeiras agências de receptivo do município que é a Notur Travel. Ao longo do tempo foram surgindo outros receptivos (antes do meu já havia alguns, assim como outros guias de turismo). Porém, não era trabalhado o turismo receptivo na cidade, ou era muito pouco trabalhado. Dessa forma, fomos criando os nossos roteiros e o city tour foi o primeiro deles, onde fomos estudando e mapeando os principais atrativos na zona urbana de Teresópolis, um longo e eterno aprendizado que nunca para. Foram selecionados alguns atrativos que já despertavam a atenção dos visitantes e outros com p