Uma apresentação especial de Carnaval, destacando a performance dos blocos Bebe Rindo e Quilombo da Serra, abre neste domingo, 05/02, às 10h, a temporada 2023 do projeto Cultura de Raiz. O evento será realizado na Casa de Cultura Adolpho Bloch (Praça Juscelino Kubitschek, Araras).
Se é que se pode haver um “destaque do destaque”, para além da performance, no que se refere à animação da comunidade pelas ruas da cidade durante o carnaval, o Bloco Quilombo da Serra, uma das iniciativas mais relevantes do Centro Sociocultural Quintal das Artes de Terê, se destaca como um símbolo de cultura e resistência em Teresópolis, pois também promove a valorização da cultura afro-brasileira, a inclusão social e digital ao longo do ano.
O Centro Sociocultural Quintal das Artes de Terê, conhecido por suas diversas atividades culturais e educativas, encontrou no Bloco Quilombo da Serra uma forma poderosa de engajar a comunidade e celebrar a rica herança cultural da região. Através de oficinas de Acesso à Internet (e-mail, aplicativos de mensagens e redes sociais), percussão, dança e confecção de fantasias, o bloco envolve pessoas de todas as idades, criando um espaço de aprendizado e expressão artística.
Durante o Carnaval, o Bloco Quilombo da Serra transforma as ruas de Teresópolis em um verdadeiro espetáculo de cores, ritmos e alegria, atraindo moradores e turistas. Mas a atuação do bloco vai além da folia carnavalesca, com ações contínuas que reforçam a importância da cultura afro-brasileira e promovem a inclusões social e digital.
O Quintal das Artes de Terê, com o Bloco Quilombo da Serra, reafirma seu compromisso com a cultura, a educação e a comunidade, mostrando que a arte é um poderoso instrumento de transformação.
“Temos um encontro marcado neste domingo, quando abrimos as portas para receber nossos artistas populares e o público com um espetáculo bem dentro do clima da folia do Carnaval. Também teremos esquete teatral do núcleo artístico da Casa de Cultura. Vamos nos divertir juntos”, convida a secretária municipal de Cultura, Cléo Jordão.
Iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, o ‘Cultura de Raiz’ mantém viva a música de raiz e valoriza o artista local, da cidade e do campo. Prestes a completar 14 anos de existência, o projeto acontece através de encontros mensais, entre os meses de fevereiro e dezembro, com entrada franca.
Serviço:
Cultura de Raiz – Abertura da Temporada 2023
Dia: 05 de fevereiro, domingo
Hora: 10h
Local: Casa de Cultura Adolpho Bloch
(Praça Juscelino Kubitschek, Araras)
Entrada franca
Nenhum comentário:
Postar um comentário