Pular para o conteúdo principal

Série Turismo em Teresópolis (Turismo Rural)

 

Série Roteiros Turísticos em Teresópolis

(Turismo Rural)

 

   


 

           O Brasil tem fortes raízes na ruralidade, visto nossa formação histórica e até quase 100 anos atrás tinha boa parte de sua população vivendo na zona rural e éramos um país predominantemente que vivia da exportação de gêneros primários como frutas, legumes, verduras, café, entre outros produtos. Com o avanço da industrialização, veio junto também o avanço da urbanização, transformando muitas localidades que antes eram rurais, em urbanas, mudando o panorama de muitos municípios. Assim, o rural passou a ser visto como sinônimo de atraso, de algo ultrapassado e que deveria ser deixado de lado. Muitas pessoas abandonaram o campo, indo para as cidades em busca de oportunidades, oportunidades as quais muitas vezes não conseguiram conquistar.





            Atualmente, vemos um processo cultural de retorno as nossas raízes rurais e ao resgate dessas identidades, e o turismo tem sido uma das alavancas no que se refere a isso. De uns anos para cá, muito se tem falado no turismo rural e nos últimos anos, o segmento do turismo rural vem sendo bastante procurado em âmbito nacional, estadual e local. Em Teresópolis, nos últimos anos, o turismo rural tem sido trabalhado e algumas propriedades têm recebido turistas e visitantes para conhecerem a propriedade e aprender sobre o dia-a-dia dela, terem experiências as mais diversificadas como o colha e pague, onde o turista/visitante faz uma visita a uma plantação para saber mais sobre verduras, legumes e frutas, como são plantados e cuidados, e como se colhe corretamente cada espécie, em que se pode ter a experiência de colher esses produtos para se levar para casa ou então você mesmo lavá-los e cozinhá-los para o almoço ali mesmo. Provar um delicioso almoço tipicamente rural, com produtos do próprio sítio e de sítios do entorno, além de degustar uma cachaça artesanal ou cerveja artesanal. Outro fato é a oportunidade de conhecer os animais daquela propriedade e como se cuida de cada um como por exemplo: galinhas, bois, porcos, cavalos, muitas crianças e jovens vão ter o primeiro contato com esses animais nessas propriedades, visto muitas delas serem moradoras de médios e grandes centros urbanos, nas quais as dinâmicas de vida são completamente diferentes. O contato com o campo ajuda também a relaxar, aliviar o stress.






             Quer saber mais? Nós da Notur Travel estamos à disposição de vocês para fazer este roteiro e outros também. Juntem-se a gente! Próximos artigos vamos abordar outros segmentos turísticos. Até breve!

 

Artur Esteves

Guia de turismo, agente de viagens dono da agência de receptivo Notur Travel, consultor de empresas na área de turismo e cultura.

 


 Gostou, quer saber mais?

acesse:

@notur.travel

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RECEITA DA SEMANA - PUDIM

 OBA!!!! Eu amo doces... então esta semana trouxe uma delícia para a sobremesa! Pudim!!! VOCÊ SABIA? O Pudim veio de Portugal, surgindo no século XVI em conventos portugueses. Naquela época não existia o leite condensado, então usava-se o leite comum, ovos, farinha, açúcar e favas de baunilha! Os brasileiros amaram o doce, e não era para menos, fomos colonizados pelos portugueses, então, muitas iguarias acabaram por fazer parte da culinária brasileira.   O Pudim recebeu esse nome por sua consistência  cremosa e doce e devido a sua  cor. Essa receita era muito apreciada por todos e com o tempo as receitas foram evoluindo e com o surgimento do leite condensado veio a ideia de acrescentar essa novidade doce na receita tradicional.   O pudim não é mais o mesmo, ganhou um sabor bem mais adocicado que o primeiro feito em Portugal. Hoje, você encontra pudim de tudo quanto sabor, enfim, o pudim se revolucionou e ganhou versões e não param de conquistar nosso paladar!    INGREDIENTES:

Natal com Jornal e Editora Alecrim! Com Sheila Stiller

  Vamos celebrar o Natal com positividade e muito amor! Convidamos parceiros e artistas para uma série de vídeos onde, com muito carinho, cada um deixou uma mensagem especial para você! Faça parte dessa corrente de amor e felicidade, compartilhe e deixe as redes sociais com muitas mensagens natalinas!! Bem vindos ao canal, aqui vocês encontram muita arte, cultura e literatura. Cada playlist aborda uma temática própria que vai desde entrevistas com artistas e profissionais de várias áreas de interesse, até a realização de projetos culturais e literários, sempre abordando o que temos de melhor para oferecer. Inscreva-se em nosso canal e faça parte desse movimento em prol do conhecimento, valorização e muita energia positiva! Nosso intuito é motivar, aprender e compartilhar bons momentos e boas ações em todos os lugares. Espero que você goste, deixe suas sugestões e compartilhe os vídeos para seus amigos. Contamos com vocês! Não deixe de curtir, se inscrever no canal e compartilhar par

Série Roteiros Turísticos em Teresópolis

  Série Roteiros Turísticos em Teresópolis (City Tour)                Na série roteiros turísticos em Teresópolis, vamos falar sobre segmentos que são trabalhados na cidade. Começaremos com o city tour, por ser um dos mais demandados por agências, operadores e turistas em geral, falo aqui por experiência própria: trabalho como guia de turismo há 8 anos e como agente de viagens fazem 7 anos ao fundar uma das primeiras agências de receptivo do município que é a Notur Travel. Ao longo do tempo foram surgindo outros receptivos (antes do meu já havia alguns, assim como outros guias de turismo). Porém, não era trabalhado o turismo receptivo na cidade, ou era muito pouco trabalhado. Dessa forma, fomos criando os nossos roteiros e o city tour foi o primeiro deles, onde fomos estudando e mapeando os principais atrativos na zona urbana de Teresópolis, um longo e eterno aprendizado que nunca para. Foram selecionados alguns atrativos que já despertavam a atenção dos visitantes e outros com p