quarta-feira, 1 de março de 2023

Série Roteiros Turísticos em Teresópolis - Turismo e Artesanato: Artesãos da Estrada

 

Série Roteiros Turísticos em Teresópolis
(Turismo e Artesanato: Artesãos da Estrada)

 






          Em vários destinos turísticos, é muito comum encontrarmos trabalhos de artesanato feitos por artesãos e artesãs da localidade, muitas vezes com matérias primas do local. O artesanato se inclui na categoria de patrimônio imaterial na parte dos saberes e fazeres, sendo parte da cultura e memória de um povo, retratando suas memórias coletivas e histórias através de personagens, folclore, tradições, história e patrimônio cultural, além de ser um retrato dessa sociedade. A Revolução Industrial durante certo tempo, deixou o artesanato meio que nas sombras, e valorizando os produtos feitos em massa para atender a enorme demanda por consumo por parte de algumas classes sociais. Entretanto, nas últimas décadas veio ocorrendo muitos trabalhos de pesquisas por parte de profissionais de diversas áreas para o desenvolvimento do artesanato e resgate dele a nível local e nacional, livros foram escritos a respeito e realizadas exposições sobre temáticas envolvendo o artesanato, inclusive existem museus do artesanato. No turismo, vem sendo trabalhado a questão do artesanato com operadoras de turismo e agências de turismo incluindo locais onde se vendem artesanatos em seus roteiros, com destaque para Minas Gerais e regiões do Nordeste onde está muito forte este artesanato e com artesãos e artesãs que até tiveram destaque nacional e internacional.

           Aqui em Teresópolis, há alguns anos, foi retomado a questão do artesanato local, com seu respectivo fortalecimento através de projetos da inciativa pública e iniciativa privada. Um dos projetos é o Artesãos da Estrada fundado em 2018 pelo casal Mônica e Alexandre e mais um grupo de artesãos, visando ser um espaço para reunir artesãos da cidade para comercializarem seus produtos. Uma das consequências foi ter se tornado um importante atrativo turístico de Teresópolis e do circuito Terê x Fri (Estrada Teresópolis x Nova Friburgo), sendo visitado por muitos guias de turismo com seus grupos turísticos. O Artesãos da Estrada foi um dos responsáveis pelo resgate do nosso artesanato local e fortalecimento do mesmo com oficinas para os artesãos e trabalhos de consultoria (algumas consultorias foram ministradas por mim em 2020/2021 e recentemente fiz parte de time de consultores 2022), em que incentivamos e capacitamos os artesãos e artesãs a trabalharem em seus artesanatos se valendo da cultura local, patrimônios culturais, natureza, agricultura, entre outras peculiaridades do território, valorizando a história da cidade. No local encontramos os mais variados souvenires desde imãs de geladeira até canecas, camisas e quadros.

           O Artesãos da Estrada fica na Estrada Teresópolis x Friburgo Km 7,5 próximo ao Parque de Exposições e pode ser visitado finais de semana das  às 17 horas.

Quer saber mais? Nós da Notur Travel estamos à disposição de vocês para fazer este roteiro e outros também. Juntem-se a gente! Próximos artigos vamos abordar outros segmentos turísticos. Até breve!



 


Artur Esteves

Guia de turismo, agente de viagens dono da agência de receptivo Notur Travel, consultor de empresas na área de turismo e cultura.

NOTUR.TRAVEL

ARTUR ESTEVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário