sexta-feira, 24 de março de 2023

Especial - Dia Internacional das Mulheres - Wom´s Weekend

 A  WOM'S WEEKEND


 Evento na Casa de Cultura reúne artistas, empresárias e comunidade feminina  para debates, trocas de experiências, atividades artísticas e muito mais!



No dia 08 de março foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. Essa é uma data que não deve apenas ser comemorada, mas trazer uma reflexão que toda mulher merece respeito e seu espaço na sociedade.

O dia ficou instituído em 1975 pela ONU, como uma data para ser lembrada pelas lutas das mulheres ao longo dos anos, como o incêndio em uma fábrica têxtil que aconteceu em 1911, na cidade de Nova York, e tirou a vida de mais de 100 mulheres, ou em 1917, quando um grupo de operárias russas protestou nas ruas de São Petersburgo, principalmente contra a fome e a Primeira Guerra Mundial, o movimento este que ficou conhecido como “Pão e Paz”.

E para comemorar essa data, a MontCost Eventos –@montcost.eventos - empresa formada esse ano de 2023 por três amigos que desejam promover pequenos eventos na cidade e fomentar o relacionamento, network e o empreendedorismo do pequeno negócio, promoveu o Wom´s Weekend, nos dias 11 e 12 de março, das 13h às 19h, na Casa de Cultura Adolpho Bloch.

O evento foi gratuito com o ingresso solidário de um kit de limpeza, que foi doado para a Casa de Cultura Adolpho Bloch. Teve a arrecadação de 22 itens de limpeza e a presença de 93 pessoas no sábado e 107 pessoas no domingo. 

O Wom´s Weekend foi formado por três ambientes – O Espaço Conhecimento – onde aconteceu seis painéis com temas relacionados ao universo feminino. A saber, os temas foram “A mulher no mercado de trabalho”, “A mulher negra e seus desafios”, “A mulher e seus talentos, “A mulher conquistando seus espaços e A mulher e a transição de carreira”.   Nesses painéis mulheres moradoras da cidade contaram suas histórias e transmitiram seus conhecimentos, vitórias e desafios no universo feminino. Tivemos a participação da Claudia Coelho, Presidente da Academia Teresopolitana de Letras e Diretora do Jornal Alecrim como moderadora de um dos painéis.

O Espaço Sustentável – onde expositores trouxeram artesanatos, óleos essenciais, saúde e bem-estar, crochê, acessórios e muito mais. Para algumas foi a primeira vez que participou de um evento.  

 O Espaço Experiência – onde a MULHER teve a oportunidade de se descobrir participando de oficinas de teatro, ritmos, forró, dança cigana, massagem relaxante e muito mais.

E para as mães-mulheres, teve o Espaço Kids, com atividades lúdicas e educativas para seu filho. E o Espaço Negócio – um painel onde cada participante pode colocar seu serviço ou produto através de um cartão à disposição de todos os participantes para fazer negócio.

Um momento marcante do evento foi encontro das duas Teresas Cristinas da cidade, agendado para o domingo dia 12/03 às 14h30min. Onde as atrizes Edinar Corradini e Estefane Lucas com suas personagens de Imperatriz Teresa Cristina encenaram um dueto de histórias e curiosidades sobre o império e a vida da Imperatriz – A mãe dos Brasileiros.

Outro momento muito emocionante foi a participação da Policial Militar Ellen dos Santos – responsável pelos Casos da Maria da Penha em Teresópolis que foi homenageada por uma participante do evento que foi salva de seu agressor a alguns anos, e pode nesse momento agradecer a Ellen por sua atuação e por ter trazido a essa mulher – mãe de quatro filhos – a liberdade.

Foram, sem dúvidas, um evento com muitos encontros... laços... trocas de mulheres que puderam contar suas histórias e serem ouvidas nas suas lutas do dia a dia. São elas Marias, Amandas, Adrianas, Raqueis, Esteres, Fernandas, Flávias, Moniques, Alessandras, Sandras, Reginas, Estefanes, Edinares, Taianes, Angélicas, Ellens, Julianas, Patrícias, Pâmelas, Kellys, Mônicas, Renatas, Nízias, Karlas, Helenas, Vânias, Beths, Claudias, Mylenas, Raqueis, Robertas,  Lucianas, Rginas, Vitórias, Silvanas, Marcelis, Brunas, Agathas, Isabeis  e tantas outras que passaram por aqui.

O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Café Caramello, Padaria Império, Tere Trem da Alegria e Évore Comida Natural.


























































Para mais informações, veja o Instagram @montcost.eventos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário