quarta-feira, 22 de março de 2023

Série Roteiros Turísticos em Teresópolis - Turismo Rural: Sítio Casarão Rosa

 




Série Roteiros Turísticos em Teresópolis
(Turismo Rural: Sítio Casarão Rosa)

 



               Em outro artigo falamos do turismo rural, do histórico dele, assim como de suas potencialidades no município de Teresópolis. A ruralidade nos leva de volta ao contato com a terra, com a agricultura, enfim, com nossas raízes no caso da cidade de Teresópolis. Recentemente, estive novamente no interior do município, desta vez fui visitar o sítio Casarão Rosa, mais novo restaurante do circuito Teresópolis x Nova Friburgo, que fica no bairro Campanha (terceiro distrito de Teresópolis), onde desfrutei de uma maravilhosa manhã e começo de tarde regados a muita natureza, plantações, cultura e gastronomia. Fui recebido pelo casal proprietário do local a Paula e o Jair e pela Rúbia, que me contaram acerca da história do casarão rosa (sempre tive curiosidade em saber essa história, como apaixonado pelo patrimônio cultural, assim como conhecer o lugar). O casarão foi residência do imigrante alemão Wilhelm Beutner e por sua esposa, os quais vieram na década de 1930 ao Brasil fugindo das perseguições na Alemanha naquele período. O Casarão Rosa era a casa sede da fazenda e é centenária. Beutner era dono de boa parte das terras que hoje compõem o bairro Campanha, inclusive tem uma rua no bairro com seu nome (rua Guilherme Beutner, ele se naturalizou brasileiro). O casario está em muito bom estado de conservação e ainda possui a arquitetura da época que lembra uma mistura de arquitetura rural com um pouco da germânica. Na localidade ainda moram alguns de seus descendentes.






               Ao final desse tour, almocei no local, diga-se de passagem, comida maravilhosa, bem rural: saladas, carne de porco com cebolas, linguiça frita, arroz, feijão, couve, frango, aipim, farofa, entre outros quitutes. Ótimo preço e gastronomia, estacionamento para carros e ônibus. Próximo ao casarão, está sendo construída uma grande vinícola, o que irá trazer ainda mais desenvolvimento do turismo rural local. Muito obrigado pela receptividade Paula, Jair e Rúbia.







Quer saber mais? Nós da Notur Travel estamos à disposição de vocês para fazer este roteiro e outros também. Juntem-se a gente! Próximos artigos vamos abordar outros segmentos turísticos. Até breve!

 





Artur Esteves

Guia de turismo, agente de viagens dono da agência de receptivo Notur Travel, consultor de empresas na área de turismo e cultura.

 INSTAGRAM NOTUR.TRAVEL

ARTUR ESTEVES

Nenhum comentário:

Postar um comentário