terça-feira, 9 de maio de 2023

Série Atrativos Turísticos em Teresópolis (Feira Agroecológica)


Uma das bases da economia de Teresópolis é a agricultura e vamos falar neste artigo de uma das feiras mais importantes do município, a Feira Agroecológica de Teresópolis (AAT) completou este ano 16 anos de história, sendo recentemente reconhecida como patrimônio cultural do Estado do Rio de Janeiro através de tombamento. O projeto para a feira e da associação surgiu em 2007 oficialmente (os mesmos desde 2005 já vinham em negociações para criação da feira e desta associação) através de parcerias entre agricultores e apicultores que resolveram se unir para se fortalecerem e também divulgar a questão dos alimentos orgânicos, conscientizarem as pessoas acerca destes, mostrar a importância da economia criativa e dos benefícios dela.

Atualmente a AAT e composta por agricultores e apicultores de Guapimirim, Sapucaia e de bairros na zona rural de Teresópolis. Na feira são comercializados produtos orgânicos processados como tapioca, sucos, doces caseiros em compota, caldo de cana com gengibre e limão por exemplo, e in natura como frutas, verduras, legumes. No local onde funciona a feira, tem ainda parquinho para crianças, estacionamento e banheiros para uso de feirantes e visitantes, aos sábados tem música.


Assim, a feira é bastante frequentada por moradores de Teresópolis e por turistas que vem em busca de produtos frescos, de qualidade e sem agrotóxicos. O local tem muito potencial para se transformar de vez em atrativo turístico de nossa cidade, passando a fazer parte dos roteiros de agências, guias e operadoras de turismo de Teresópolis e de outros municípios. A minha agência, Notur Travel tem a feira como ponto final de parada nos roteiros culturais a pé da Várzea e em alguns roteiros de city tour. Recomendamos a visita à feira, por lá eles são bastante receptivos diga-se de passagem. A Feira Agroecológica de Teresópolis está localizada na rua Fritz Weber número 75, próxima a rodoviária da cidade e paralela a Tenente Luiz Meirelles, funcionando nas quartas-feiras e sábados de 8 às 13 horas.


Quer saber mais? Nós da Notur Travel estamos à disposição de vocês para fazer este roteiro e outros também. Juntem-se a gente! Próximos artigos vamos abordar outros segmentos turísticos. Até breve!


Artur Esteves

Guia de turismo, agente de viagens dono da agência de receptivo Notur Travel, consultor de                   empresas nas áreas de turismo e cultura.






Nenhum comentário:

Postar um comentário