sábado, 5 de agosto de 2023

Encontro CBL 2023 Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos em Atibaia SP

 

E

ntre os dias 02 e 04 de agosto, a equipe do jornal e Editora Alecrim, esteve presente no 2º encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e gráficos, realizado pela Câmara brasileira do Livro, na cidade de Atibaia no estado de São Paulo.

O encontro, com o tema: "Livro é o que nos une", foi marcado por dias intensos, de muito conteúdo e Networking. Mesas, mediadas, por agentes das maiores empresas nacionais de comunicação e jornalismo com temas relevantíssimos ao mercado editorial, não só brasileiro, mas até mundial, com o surgimento de novas tecnologias que podem suprimir agentes do mercado, ou impulsioná-lo, de acordo, com a forma como cada novidade será absorvida. A equipe se dividiu, para maior abrangência de diversos temas, em mesas concomitantes.

                         Equipe diretiva do Jornal e Editora Alecrim                                  Um dos debates ocorridos durante o encontro

Durante o evento, houve um momento estarrecedor a todos, quando a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, definiu que o governo estadual de São Paulo não participaria do PNLD (Programa Nacional do Livro) que é um programa federal que visa avaliar e destinar obras didáticas, pedagógicas e literárias e outros materiais de apoio de forma gratuita para as escolas públicas de qualquer dos entes federados (Município, Estado e União). Esta decisão, iria implicar em quase 1 milhão e 400 mil alunos da rede pública de São Paulo, que não teriam acesso a estes livros, sendo feito o acesso apenas por meio digital, produzido no próprio estado. Além de uma imensa perda financeira do mercado editorial, seria admitir que muitos desses alunos não conseguiriam acesso ao material, vide a época pandêmica onde esse foi um dos maiores problemas para a educação.

 
                 Os colaboradores Gustavo Lucena e Alan Magalhães                      Cláudia Coelho esperando começar o evento

A presidente da CBL, Sevani Matos, no momento da oficialização desta medida, interrompeu o evento para, em nome de toda a cadeia produtiva editorial, da qual é uma das mais exponentes representantes, apresentar um manifesto, abaixo o manifesto na íntegra:

“Editores, livreiros do Brasil reunidos nesta quarta-feira, 2, em Atibaia, São Paulo, no 2° Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos, manifestam profunda preocupação com a decisão anunciada pelo governo de São Paulo de excluir o estado do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Igualmente preocupados encontram-se os autores dos livros educativos.

O PNLD, referência de política pública exitosa por mais de oito décadas, é um instrumento de garantia de pluralidade, qualidade didático-pedagógica e de transparência.

A decisão, se mantida, afetará ao menos 1,4 milhão de alunos e mais de 100 mil professores do Ensino Fundamental II. São 10 milhões de livros a menos em 2024 que deixarão de chegar às mãos dos alunos paulistas.

Sair do PNLD significa abrir mão da diversidade de conteúdos e limitar a autonomia dos professores. Por outro lado, o uso de um conteúdo único, como proposto pelo governo, implica não considerar as múltiplas características de alunos e territórios.

Ao adotar apenas o conteúdo digital, existe um prejuízo no aprendizado, como demonstram estudos internacionais. Há também um grande risco de excluir grande parcela dos estudantes. Isto também oneraria os cofres públicos de São Paulo, além do orçamento, pois seria necessário a criação do material e também os equipamentos para acesso ao conteúdo digital.

A cadeia produtiva do livro lamenta a decisão da secretaria de Educação do estado de São Paulo. As perdas causadas pela ação, se não forem revertidas, serão irreparáveis.

Assinam o manifesto: ABDL, ABEU, Abrale, Abrelivros, ABIGRAF, ANL, CBL, IBA, LIBRE, SINDIGRAF, São Paulo, SNEL”.

O Evento Como dito além de toda a carga de informações e práticas editorias, contou com a presença de grandes empresas, editoras, livreiras, Distribuidoras e gráficas, o que permitiu um networking muito importante pois os editores tiveram acesso aos demais e vice e versa. A cadeia produtiva, pôde estreitar os laços e relacionamento e até mesmo houve um encontro físico de quem já se lida mercadologicamente.

    
               Um dos encontros da sala Skeelo                               Pose para foto após uma das mesas de debate 

O Jornal e Editora Alecrim, a partir de seus colaboradores, pretende estar presente nas próximas edições deste encontro tão importante para nós e para toda o mercado editorial brasileiro. Até lá!

            Encontro com a escritora e organizadora de Coletânea Daniela Rulli         Pose para foto ao final de uma mesa 

                    
                 Equipe assistindo uma palestra com tradução simultânea      Amigos feitos no evento lendo o Jornal Alecrim


Nenhum comentário:

Postar um comentário