sexta-feira, 12 de janeiro de 2024

Convite de lançamento do livro: José Francisco Lippi (Tragetória do senhor de Venda Nova) - Livro novo da Editora Alecrim

 


Convidamos a todos para o lançamento do Livro: “José Francisco Lippi – Trajetória do Senhor de Venda Nova”. O Livro trata de uma das figuras icônicas da cidade e tem grande importância histórica para Teresópolis.


Foi escrito pelo nosso amigo Carlos Artur Esteves Gomes dos Santos ou Artur Esteves, seu nome artístico, nascido e criado em Teresópolis, se formou em história pela Universo e em turismo pela Unopar, sendo pós graduado em história do Rio de Janeiro pela UFF e em desenvolvimento territorial pela UERJ. Foi membro do conselho municipal de cultura de Teresópolis e secretário do fórum de cultura de Teresópolis onde coordenou o GT de patrimônio e memória, foi membro do conselho do parque nacional da serra dos órgãos onde coordenou a câmara técnica de turismo e montanhismo. Atualmente faz parte do Elos clube Teresópolis, da Academia de Letras do Brasil (sucursal Teresópolis), da FEBACLA (Federação brasileira dos acadêmicos de ciências, letras e artes), é também membro do IHGT (Instituto Histórico e Geográfico de Teresópolis), membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Campanha - MG, membro do conselho municipal de turismo de Teresópolis e do conselho fiscal e da diretoria da rede Brasilidade Solidária. Do alto de todo o conhecimento angariado pelos anos de estudos e por todas as suas atividades, Arthur Esteves conhecedor, como poucos, da vida e história de José Francisco Lippi ou Giuseppe Francesco Lippi (1882 - 1971), pode dividir conosco esse conhecimento a partir deste livro.


O grande personagem foi um imigrante italiano que nasceu na cidade de Salerno (Itália) em 1882. Com 17 anos imigrou junto com seu irmão Francesco para o Brasil, sendo que Francesco foi para São Paulo e José Francisco veio para Teresópolis indo morar em Nhunguaçu (atual bairro Venda Nova). Lá ele conheceu dona Isabel (filha do imigrante italiano Felipo Salomoni e da imigrante portuguesa Teresa), passando a namorarem. Salomoni tinha uma pequena venda onde eram comercializados diversos produtos, desde alimentos, até remédios e roupas, José Francisco foi trabalhar com o sogro. Mais à frente passou a tocar o negócio sozinho, tornando-se proprietário da venda, que veio a dar origem ao nome do bairro de Venda Nova. Foi figura de grande influência na política teresopolitana, tendo sido subdelegado de polícia, vereador por alguns mandatos e major da antiga guarda nacional. Hoje o antigo casarão onde morava tornou-se um museu, onde será realizado o lançamento desta importante obra.


Prestigie o artista local, a literatura e a história de Teresópolis comparecendo e adquirindo seu exemplar, que fará com que conheça um pouco mais da história deste grande homem.





Venha ser um Escritor de sucesso! 
Conheça os escritores que estão brilhando no Jornal Alecrim! #EscritoresDeSucesso
Promova seus livros e sua carreira literária com o plano de divulgação da Jornal e Editora Alecrim. Tenha suas obras divulgadas nas principais redes sociais, jornais e eventos literários do Rio de Janeiro e região. Conecte-se com seu público e alcance o sucesso que você merece. Aproveite essa oportunidade única e alavanque sua carreira literária agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário