segunda-feira, 22 de janeiro de 2024

Autor teresopolitano lança livro sobre a história de José Francisco Lippi

No último sábado, 20/01/2024, estivemos presentes no lançamento do livro “José Francisco Lippi – O senhor de Venda Nova” do autor Artur Esteves, editado pelo Jornal e Editora Alecrim, o lançamento se deu no Museu dedicado a esta grande figura da cidade de Teresópolis. Em funcionamento desde 2006, o Sobrado Histórico José Francisco Lippi, situado na zona rural de Teresópolis, figura no Cadastro Nacional de Museus do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Este imponente edifício, com uma área de cinco mil metros quadrados e arquitetura do século XIX, não apenas narra a trajetória de um imigrante italiano, mas também resguarda minuciosamente os detalhes do nascedouro do vilarejo de Venda Nova, datando há aproximadamente duzentos anos atrás.

Descendente de Francisco Antônio Lippi e Carmela Signorelli, Giuseppe Franceso Lippi desembarcou no Brasil em 1899. Três anos mais tarde, uniu-se em matrimônio a Isabel Silveira Salomão, com quem teve três filhos: Carmela, Julieta e Francisco. O cenário do desenvolvimento da prole foi a Fazenda Nossa Senhora da Conceição, em Venda Nova, propriedade da família de Isabel. Foi lá que Giuseppe Franceso viu suas crianças crescerem e conquistou a patente de Major da Comarca de Teresópolis. Em 1940, após naturalização, adotou o nome José Francisco Lippi. O lançamento contou, com presenças interessadas na história de Teresópolis

Carlos Artur Esteves Gomes dos Santos, mais conhecido por Artur Esteves, recebeu os interessados em adquirir seu livro, com muito bom humor, fez a dedicatória em cada um dos exemplares, adquiridos durante o evento e que não foram poucos e, conversou com todos apontando seus motivos e detalhes da obra.


Artur Esteves é guia turístico e empreendedor com a empresa Notur Travel, empresa na qual ele faz diversas visitas orientadas a diversos pontos turísticos, da cidade e em outros tantos lugares, explicando a história de cada um dos recantos e das famílias envolvidas na história daquele aparelho. Nascido e criado em Teresópolis, se formou em história pela Universo e em turismo pela Unopar, sendo pós graduado em história do Rio de Janeiro pela UFF e em desenvolvimento territorial pela UERJ. Foi membro do conselho municipal de cultura de Teresópolis e secretário do fórum de cultura de Teresópolis onde coordenou o GT de patrimônio e memória, foi membro do conselho do parque nacional da serra dos órgãos onde coordenou a câmara técnica de turismo e montanhismo. Atualmente faz parte do Elos clube Teresópolis, da Academia de Letras do Brasil (sucursal Teresópolis), da FEBACLA (Federação brasileira dos acadêmicos de ciências, letras e artes), é também membro do IHGT (Instituto Histórico e Geográfico de Teresópolis), membro correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Campanha - MG, membro do conselho municipal de turismo de Teresópolis e do conselho fiscal e da diretoria da rede Brasilidade Solidária. Do alto de todo o conhecimento angariado pelos anos de estudos e por todas as suas atividades, Arthur Esteves conhecedor, como poucos, da vida e história de José Francisco Lippi ou Giuseppe Francesco Lippi (1882 - 1971), pode dividir conosco esse conhecimento a partir deste livro.










O museu é capitaneado pelo querido casal Regina Furtado e José Luiz Lippi. E está no Km 15 da Estrada Teresópolis - Friburgo, Venda Nova, Telefone: (21) 2644 7076 (Regina Furtado), Email: sobradohistorico@yahoo.com.br, o Museu funciona sábados e domingos, das 11h00 às 17h00 para outros horários e dias de visita é preciso agendar.


                                            


Venha ser um Escritor de sucesso! 
Conheça os escritores que estão brilhando no Jornal Alecrim! #EscritoresDeSucesso
Promova seus livros e sua carreira literária com o plano de divulgação da Jornal e Editora Alecrim. Tenha suas obras divulgadas nas principais redes sociais, jornais e eventos literários do Rio de Janeiro e região. Conecte-se com seu público e alcance o sucesso que você merece. Aproveite essa oportunidade única e alavanque sua carreira literária agora!
clique em 


Nenhum comentário:

Postar um comentário