segunda-feira, 25 de março de 2024

Tradição e História: Exposição de objetos sacros em São José do Vale do Rio Preto encanta visitantes

 


Durante os dias 14 a 24 de março de 2024, o Centro Pastoral da Paróquia de São José do Vale do Rio Preto foi palco de uma emocionante e inspiradora Exposição de Objetos Sacros e de Piedade Popular. Curada pelo Sr. Dalmo Machado em colaboração com a própria Paróquia, a mostra teve como ocasião especial a Festa do Padroeiro, São José, celebrada em 19 de março.


Os visitantes foram recebidos por uma coleção diversificada e comovente de peças sacras, gentilmente cedidas por famílias locais, bem como, pela própria igreja que possui muitas peças guardadas em uma de suas torres, cada uma carregando consigo uma história única e um profundo significado espiritual. Entre os destaques da exposição estava a primeira imagem de São José da Igreja Matriz de São José da Serra (como era chamada a cidade na época), esculpida há aproximadamente 250 anos por mãos de escravos, além de outras relíquias como uma das Varas da Irmandade de São José, livros de oração e rituais do século XX, um missal datado de 1823 (quando as missas ainda eram em boa parte realizadas em latin) e diversos crucifixos e imagens religiosas que ao longo dos anos foram objetos de devoção dos fiéis.

Mais do que uma simples exposição, o evento representou o compromisso e o desejo da Paróquia de São José do Vele do Rio Preto em preservar a fé e a tradição do povo valeriopretano, servindo como uma guardiã dedicada de seu patrimônio cultural e espiritual. Além disso, a Paróquia expressou sua esperança de que, no futuro, haja um local adequado para proporcionar acesso contínuo às preciosidades históricas e espirituais da comunidade.


A exposição foi uma verdadeira homenagem à fé e à devoção do povo, bem como uma expressão de gratidão a todos os colaboradores que contribuíram para tornar esse evento possível. Que o legado desses objetos sacros continue a inspirar e fortalecer a comunidade de São José do Rio Preto por muitos anos vindouros.













Você gostaria de aprender as técnicas e os segredos para produzir e publicar o seu livro na prática? Então, você não pode perder o curso Publique seu livro, produção e publicação de livros na prática, um curso online que vai te ensinar tudo o que você precisa saber para transformar o seu sonho em realidade. Neste curso, você vai aprender como planejar, escrever, revisar, diagramar, ilustrar, registrar e divulgar o seu livro, com dicas e orientações de profissionais experientes e renomados no mercado editorial. Você vai ter acesso a videoaulas, materiais didáticos, exercícios práticos e acompanhamento personalizado. E o melhor: você vai poder, durante o curso, ter a experiência da publicação: Se você se matricular agora, você vai receber a participação na Coletânea Palavra em Ação III gratuitamente, com direito ao livro produzido da Coletânea de brinde !  Sua participação sem custo algum, além de ganhar o livro. 







Nenhum comentário:

Postar um comentário