segunda-feira, 8 de abril de 2024

Alecrim na 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda

 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda

Com o tema "Gentileza gera gentileza", em homenagem ao autor desta frase célebre, José Datrino, o Profeta Gentileza, aconteceu entre quinta-feira, 4 e domingo, 7 de abril de 2024 a 5ª Bienal do Livro de Volta Redonda no Pavilhão de Eventos que integra as instalações do Jardim Botânico situado na Ilha São João.  Organizada pelo Instituto Dagaz em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda.  Contou ainda com patrocínio do Ministério da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec-RJ), da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) e da Nova Transportadora do Sudeste (NTS).

 Autografaram algumas de suas obras numa intensa e marcante interação com o público de cerca de 30 mil pessoas que prestigiaram o evento literário:

 A Escritora Cláudia Coelho, com destaque para o livro infantil “Akuan - O Peixinho Curioso”;


           

O Escritor Gustavo Lucena, com o seu livro infantil “O Tico-tico Brió” e;  

 

O Editor, Compositor e Intérprete Álan Magalhães, com a Coletânea Palavra em Ação;

 

O trio acima compõe a equipe do Jornal e Editora Alecrim® que ficou instalada no Estande do IndRio – Coletivo das Editoras Independentes do Estado Rio de Janeiro, coordenado pelo, também escritor, Prof. Pedro Sasse que representou a Editora Acaso Cultural, 


Coletivo IndRio (Da direita para a esquerda):
Fábio Spíndola, Laura Spíndola, Catarina Maul,
Cláudia Coelho, Álan Magalhães, Gustavo Lucena,
 Pedro Sasse e Mary de Paulla.

Trio Alecrim e Estante Volante










Além da presença das Editoras Bem Cultural representada pela Escritora Catarina Maul; Estante Volante representada pela Escritora Laura Spíndola e das Editoras Garota FM e Metanóia que foram de carona com o Jornal e Editora Alecrim. 

Diversas Secretarias Municipais estiveram presentes, como a de Cultura que realizou o cadastro de novos usuários e empréstimo de livros da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, além de apresentar o projeto Biblioteca Sobre Rodas; a de Saúde que disponibilizou uma ambulância, uma equipe com um enfermeiro e dois técnicos de enfermagem e diversos profissionais aplicando vacinas contra HPV, ACWY (Meningite), Hepatite B, DP (Antitetânica), Influenza e Covid-19; a de Inovação e tecnologia, com o Vírgula Hub de Inovação VR que disponibilizou uma vivência extraordinária em vídeos e jogos por meio de óculos de realidade virtual e; por fim, a de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), Coordenada pela simpática e extrovertida Débora Cândido, que estava presente com um lindo estande repleto de  informações turísticas, city tour virtual e a maravilhosa exposição do projeto Arigó de Artesanato com várias artesãs atuando ao vivo e a cores no local.

Vagner Datrino, neto do Profeta Gentileza, participou do primeiro dia. Foram 20 mesas de debates com convidados de vários estados, 30 expositores, mais de 80 escritores, perfazendo, na totalidade, mais de 100 atrações que propiciaram a todos os presentes o encanto, a emoção, a informação e muita diversão com os livros e as atividades ocorridas durante aqueles quatro dias extraordinários!


 O evento, com entrada gratuita e uma escultura do Profeta Gentileza em exibição, foi uma verdadeira celebração de conceitos intrínsecos à filosofia do Profeta Gentileza, com exposições (Destaque para a Dilma de Carvalho), palestras, debates (Destaque para Lucia Tucuju), lançamentos de livros (Destaques para “Coração Verde” – Nilma Boechat e “Pé de Moleque” – Jackmichel), oficinas, contação de histórias, shows (Destaques para Bruna Hellen e Elen Monteiro no Palco Gentileza, para Miriam Ruperti, Juremeiros e Violúdico no Palco Principal e “Tambores de Aço” no Palco Caminhão).

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário