O Enneagrama e o Processo Circular da Consciência – Parte 4: A Energia Matriz 1

 

Na quarta parte do nosso estudo sobre o Enneagrama, convido você a mergulhar em um conceito essencial e profundo: o processo circular da consciência. Esse processo se dá por meio de três movimentos fundamentais do ser: pensar, sentir e agir. Quando alinhados e conscientes, esses três aspectos formam uma espiral de crescimento, expansão e cura interior.

No contexto do Enneagrama, esse processo pode ser compreendido em nove passos, onde cada tipo energético — ou energia matriz — percorre um caminho específico de desenvolvimento. Nesse caminho, estão envolvidos os braços, as asas e, principalmente, o destino de cada passo. Essa é uma das maiores riquezas trazidas pelo que chamamos de Enneagrama da Antropologia Filosófica, ou Enneagrama Profundo, que compreende a essência como a alma conectada ao divino, ao Grande Arquiteto do Universo, a Deus.

Hoje, vamos explorar o caminho circular da Energia Matriz 1, também chamada de a energia do grande ordenador, do maestro da criação. É a energia que busca harmonia, estrutura e verdade, e que encontra sua força no senso de justiça e integridade.

O Caminho da Energia Matriz 1 – Os Nove Passos da Consciência

1. Um desconforto me desperta: Há uma dor, um incômodo, que faz com que eu questione minha própria ordem e estrutura. Esse é o início do despertar.

2. Reconheço o que está acontecendo: Ativo meu observador interno. Preciso me perguntar: Vale a pena investir minha energia nisso?

3. Discerno e escolho o que soltar: Com consciência, identifico o que preciso largar para seguir mais leve.

4. Busco relaxar o controle: Me pergunto: O que posso fazer para relaxar? A rigidez dá lugar à fluidez.

5. Volto a me permitir viver com leveza: Percebo o que estou deixando de desfrutar nesta vida por estar preso ao controle e à exigência.

6. Desperto do automatismo: Rompo com o estado adormecido. Escolho viver com mais presença.

7. Aceito o novo caminho: Abertura para a transformação e para caminhar diferente.

8. Reaprendo a me vincular: Desenvolvo um desejo genuíno de melhorar minha forma de me relacionar com os outros.

9. Curo meus vínculos: Escolho curar meus laços sociais, familiares, amorosos. Entro, enfim, no fluxo saudável do viver.

Esses passos representam o clique que dá início ao movimento de expansão de consciência para aqueles que vibram na energia matriz 
1. Trata-se de um convite à reflexão e à ação consciente, que abre portas para uma vida mais plena, conectada e amorosa.

Cada energia matriz do Enneagrama possui seu próprio caminho circular de consciência. Ao compreender esse movimento, passamos a navegar melhor pelos desafios da vida, ampliando nossa capacidade de pensar com clareza, sentir com profundidade e agir com integridade.

🌐 Gaia de Luz

Instagram. Vivagaiadeluz.

Renata Gaia - Responsável pelo espaço Gaia de Luz em Nova Friburgo -  Psicanalista - Especialista em comportamento humano - Estudiosa da Neurociência do dia-a-dia 

Comentários

Postagens mais visitadas