Solidariedade em movimento: projetos de Renata Caldas apoiam a Kombiteca Samburá de Histórias

 

Na manhã desta quinta-feira, o Jornal Alecrim acompanhou uma cena digna de aplausos: a Kombiteca Samburá de Histórias, uma biblioteca itinerante reconhecida pelo Sistema Estadual de Bibliotecas do Rio de Janeiro, recebeu uma doação especial de livros das mãos de Renata Caldas, coordenadora de diversos projetos sociais que já transformaram a vida de centenas de pessoas na cidade.

A Kombiteca, carinhosamente batizada de Tieta, leva cultura, literatura e emoção sobre quatro rodas, circulando por diversos lugares. Mas ela vai além do conceito tradicional de biblioteca. Em sua bagagem, carrega contações de histórias feitas com talento e paixão por Cláudia Coelho e Alan Magalhães, além de oficinas ministradas por Marlene Macedo e Sandra Dias. Toda essa magia é registrada e fortalecida com o apoio de filmagens e bastidores realizados por Daniel Firme e Gustavo Lucena.


Durante o momento, Renata Caldas reforçou o compromisso da cidade com a solidariedade e a cultura. Conhecida pelo projeto Lacre Solidário, que já transformou tampinhas plásticas em 64 cadeiras de rodas para quem precisa, Renata também é idealizadora do Cantinho das Leituras, responsável por arrecadar e distribuir livros para iniciativas como a Kombiteca. Outros projetos liderados por ela, como a Corrente do Bem (um banco de perucas para pacientes oncológicas) e o Quadradinhos do Amor (que incentiva gestantes a realizarem o pré-natal, oferecendo enxovais completos aos bebês), mostram como ações pode gerar ondas de transformação.


“É inspirador ver projetos se entrelaçando e se fortalecendo. A Kombiteca Samburá e as ações da Renata Caldas são a prova de que quando a solidariedade encontra a cultura, o resultado é um futuro mais humano e esperançoso”, destacou Sandra Dias.

A cena de hoje não foi apenas a entrega de livros, mas a celebração do encontro entre quem transforma e quem acredita. Uma Kombi cheia de histórias e um coração cheio de propósitos, guiados pela certeza de que cultura e amor são combustíveis de uma mesma jornada.



Comentários

  1. Parabéns pela iniciativa, em tempos onde são raros os meios que valorizam a cultura para as periferias e as pessoas que realmente precisam que ela chegue, é notável que ainda haja pessoas comprometidas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas