Roda de Samba do Quintal do Céu anima São José do Vale do Rio Preto com música, dança e tradição popular

 

Roda de Samba do Quintal do Céu anima São José do Vale do Rio Preto com música, dança e tradição popular


Na última sexta-feira, 17 de outubro, São José do Vale do Rio Preto foi palco de uma verdadeira celebração da cultura popular com a apresentação do Grupo Quintal do Céu, dentro do projeto “Roda de Samba do Quintal do Céu”, vencedor do 1º lugar no Edital Berço de Bambas (Chamada Pública nº 17/2024), promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro (SECEC-RJ).

 


O evento, realizado com o apoio da Prefeitura Municipal de São José do Vale do Rio Preto, levou ao público um espetáculo vibrante de samba, jongo e ritmos brasileiros, confirmando o compromisso do grupo e da BAMPA Produções Socioculturais com a valorização do patrimônio imaterial fluminense.

 


Música, alegria e identidade cultural

 

O show do Quintal do Céu encantou o público rio-pretano com um repertório repleto de clássicos do samba e composições autorais. O clima de confraternização tomou conta da plateia, que cantou, dançou e celebrou a força da cultura popular.

 

“Foi uma noite emocionante, de muito axé e energia boa. O samba é resistência, é memória e é o elo que une gerações”, destacou um dos integrantes do grupo.

 


Oficina de Jongo e ritmos afro-brasileiros

 

Além da apresentação musical, o projeto também contemplou uma ação de democratização de acesso, realizada por meio de uma oficina de Jongo e ritmos afro-brasileiros, ministrada pela artista Bela e integrantes do grupo. A atividade teve como objetivo compartilhar saberes e experiências com a comunidade local, valorizando as raízes africanas e a ancestralidade presentes no samba e nas expressões culturais do estado.

 

“Foi um momento de troca e aprendizado. O jongo é mais do que uma dança, é uma forma de contar a nossa história”, comentou uma das professoras, emocionada com a receptividade do público.

 


Cultura viva nas montanhas fluminenses

 

Com mais esta edição, o projeto Roda de Samba do Quintal do Céu reafirma sua importância como ação itinerante que leva cultura, formação e pertencimento a diferentes municípios do Rio de Janeiro.

 


A BAMPA Produções Socioculturais, responsável pela produção do projeto, segue fortalecendo o papel da arte como instrumento de transformação social, celebrando a diversidade e as tradições que formam o mosaico cultural do estado.

 













Projeto “Roda de Samba do Quintal do Céu”

Produção: BAMPA Produções Socioculturais

Apoio: Prefeitura de São José do Vale do Rio Preto

Fomento: Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro – Edital “Berço de Bambas”


FICHA TÉCNICA:

Equipe – Projeto “Roda de Samba do Quintal do Céu”

  1. Alan Barbosa Magalhães – Produtor

  2. Gustavo Lucena de Melo – Editor de Divulgação, Folheteria e Mídias Sociais

  3. Ruan Carlos Mendes Correa – Roadie

  4. Cláudia Coelho de Meneses – Auxiliar de Produção e de Audiovisual

  5. Jorge de Azevedo Julio (Jorge Maravilha) – Fotógrafo, Cinegrafista e Editor de Vídeo

  6. Isabela Cristine de Oliveira Correia – Oficineira

  7. Cátia Simone de Souza (Simone Lyns) – Cantora / Intérprete

  8. Sandra Helena de Jesus – Cantora e Percussionista

  9. Fátima Regina Gaspar – Cantora / Intérprete

  10. Santista Carlos – Músico / Violinista

  11. Milton Manhães – Percussionista (Maraca, Caxixi, Reco-reco e Agogô)

  12. Adlacy Serafim de Lima (Bimbinho do Quintal) – Cantor e Percussionista (Pandeiro) / Auxiliar de Oficineiro / Núcleo Principal da Roda

  13. Claudio Miguel de Souza Pereira (Miguel Quintal) – Cantor e Percussionista / Auxiliar de Oficineiro / Núcleo Principal da Roda

  14. Carlos Machareth Marinho (Maguila) – Cantor e Cavaquinista / Sonorizador / Auxiliar de Oficineiro / Proponente e Núcleo Principal da Roda

  15. Anderson – Percussionista e Backing Vocal

  16. Daniel Firme - Midias sociais

  17. Norma Candido - Catering

  18. Patrik Leonard - Sopro ( SJVRP)

  19. Dudu Oliveira - Sopro ( Teresópolis)




Comentários

Postagens mais visitadas