Casa de Portugal - Intramuros 08


 

Casa de Portugal 17 de junho 2026

 

 

EDITORIAL

Para nosso imenso júbilo, este fim de semana foi um colar de momentos preciosos. Nossas desculpas antecipadas se houver exagero nos superlativos, mas não vamos economizar...

Trata-se do primeiro grande Festival Luso Serrano, numa parceria vitoriosa da Feso Pro Arte com a Casa de Portugal.

O resultado aferido provou ser uma união acertada com visão para realizações de longo prazo.

No dia 12 de junho deu-se início a um Festival de Cultura que há tempos não desfrutávamos!

Não só cultural como, e principalmente, social, buscando uma integração da cidadania e das linguagens como um todo.

Desde o Concerto com a Orquestra Sinfônica da Feso Pro Arte, com a participação do prestigiado tenor Márcio Gomes, passando pelo Fado, com a excepcional jovem fadista Ananda Botelho Mendes; o Rancho Camponeses de Portugal, os corais adulto e infantil da Feso Pro Arte à apresentação dos membros do GIS (Grupo de Integração Social), a parceria Feso Pro Arte com a Casa de Portugal proporcionou a todos que atenderam ao chamado um fim de semana exclusivo, leve, alegre e rico em linguagens culturais, sem esquecer a participação dos artistas e artesãos do Teresópolis Artes Manuais, sediado no CAT, e que gentilmente veio contribuir com o sucesso do evento.

                  Teresópolis Artes Manuais

E, finalmente, mas não menos importante, nosso excepcional e incansável parceiro o Jornal e Editora ALECRIM, contribuindo com o entretenimento da galerinha com atividades lúdico/culturais, palhaçaria, contação de histórias, leitura e muito mais!






Esse foi o imbatível cardápio apresentado por esta parceria entre a Casa de Portugal e a Feso Pro Arte, motivado pela comemoração do Dia de Portugal, Camões e as Comunidades Lusitanas mundo afora, que almejamos seja, no mínimo, duradoura!

 



 TEATRO FESO PRO ARTE

Com a plateia plena, o teatro da Feso Pro Arte ofereceu, no dia 12 de junho, um concerto liderado por sua Orquestra Sinfônica com a participação especial do respeitado tenor Márcio Gomes, apresentando temas e canções da cultura portuguesa, foco do projeto Festival Luso Serrano.

 





CASA DE PORTUGAL


Com a participação especial do Professor Ferradeira, trazendo ao conhecimento de todos em sua fala, as razões da importância histórica do Dia de Portugal, equivalente ao nosso 7 de Setembro, foi realizado no Salão Nobre da Casa de Portugal, a continuação do evento Festival Luso Serrano, que reuniu gastronomia, arte culinária, degustação de vinhos, música, artesanato, canto e dança em dois dias ricos em emoções!



Os corais, a apresentação do Grupo GIS, o Fado, esse que é um ícone da cultura portuguesa e que traz a profundidade das dores da alma, nos foi brindado pela jovem Fadista Ananda Botelho Mendes, com uma leveza insuperável! O recital do Sexteto da Feso Pro Arte, elevando cada vez mais o nível musical em nossa Casa e a alegria trazida pelo Rancho Camponeses de Portugal, com participação ativa dos presentes, iluminou e enriqueceu este inesquecível sucesso que foi o primeiro Festival Luso Serrano, numa realização da parceria Casa de Portugal com a Feso Pro Arte!

                                Ananda Botelho Mendes - Fadista

 



AS PERSONALIDADES









ENCERRAMENTO

 

Ao apagar das luzes do evento, a Professora Edenise Antas, Diretora do Centro Cultural Feso Pro Arte, nos proporcionou um brilhante momento de reflexão com suas sábias palavras de encerramento.

Acompanhem no vídeo a seguir.



 MARIANA – A SAGA -

Aos que estão seguindo: o último capítulo virá na próxima edição. Não percam!


                            Equipe do Maringá para a disputa do maior torneio de clubes do Brasil

PROFESSOR FERRADEIRA

 

Acontece nesta semana o lançamento do livro - Da ÁFRICA, do ORIENTE, do ALGARVE até BOTAFOGO - do nosso nobre Professor Ferradeira.

Não percam a oportunidade de levar um livro autografado pelo autor.

Acontecerá no dia 20 de junho, sábado próximo, no Varandão da Casa de Portugal a partir das 17h às 21h.


 

ARRAIÁ DA CASA DE PORTUGAL


Vem aí o grande ARRAIÁ da nossa casa!

Fiquem atentos que semana que vem teremos as últimas informações quentinhas saídas do forno!



Colunista: Alexis de Bagé

SIGA NO INSTAGRAM:

CASA DE PORTUGAL: @casadeportugal.teresopolis

ALEXIS DE BAGÉ: atelieralexisdebage


Alexis de Bagé é apresentador, jornalista e comunicador em Teresópolis, conhecido por comandar o programa O Eclético, exibido pela TV Cidade (Canal 9). Em seu programa, conduz entrevistas e bate-papos com convidados de diferentes áreas, como cultura, empreendedorismo e entretenimento, promovendo diálogos variados e acessíveis ao público.


Com estilo versátil, Alexis se destaca por valorizar histórias locais e dar visibilidade a personalidades da região. Sua atuação reforça o cenário da comunicação independente e cultural na cidade serrana.

Não percam o próximo capítulo!


Já conhece a nossa revista?


A Revista Alecrim acredita que informação de qualidade transforma realidades. Ao assinar a revista, você apoia o jornalismo cultural, ambiental e educativo, valoriza iniciativas locais como esta e ajuda a manter viva a conexão entre cultura, educação, turismo sustentável e cidadania.


📖 Assine a Revista Alecrim e caminhe conosco na construção de um território mais consciente, informado e participativo.


👉 Fale com a nossa equipe e garanta sua assinatura! 

Comentários

Postagens mais visitadas